Entenda a diferença entre desmaio por estresse e reações da crise de ansiedade

O desmaio nessa situação é um alerta do corpo para situações que geram emoções difíceis de serem racionalizadas

Os desmaios durantes situações de estresse são comumente confundidos com crises de ansiedade. Porém, o problema dificilmente é consequência do estado de alerta do corpo. Geralmente, a perda temporária e súbita da consciência em momentos tensos está relacionada aos episódios conversivos. De acordo com os especialistas do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), são sintomas da anormalidade o próprio desmaio, tontura, formigamento e dores em diferentes partes do corpo.

Os episódios conversivos são respostas do corpo humano às situações que geram emoção difíceis de serem racionalizadas. Por isso, o cérebro transmite estímulos para alerta a ocorrência de uma anormalidade. O sinal se transforma em sintomas físicos.

A psiquiatra do Iamspe Dra. Maria Júlia Francischetto explica que diferente dos episódios conversivos, a crise de ansiedade acelera o corpo. “Ela [a ansiedade] aumenta a frequência cardíaca, causa falta de ar e suor excessivo, pois prepara o corpo para situações de fuga e luta. Os sintomas provêm de uma descarga de adrenalina no corpo, que intensifica os sentidos, dificilmente gera a perda deles”, pontua a especialista.

Atenção! Em situações de desmaio, o ideal é deitar a pessoa desacordada com os membros alinhados, de barriga para cima, em uma superfície plana. Caso a pessoa permaneça sem sentidos por mais de dois minutos, o serviço de emergência deve ser acionado. Para tratar o problema adequadamente, é indicado o acompanhamento com médico psiquiatra e psicólogo para investigar e solucionar a dificuldade de racionalização de emoções.

Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 160 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*