Cláudio Castro destaca criação da Política Estadual de Transição do Estado em abertura do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia

Com a medida, Governo do Rio pretende impulsionar o desenvolvimento sustentável e avançar na transição para fontes de energias limpas e renováveis

O governador Cláudio Castro participou, na manhã da quinta-feira (11/4), da abertura da segunda edição do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, onde 200 executivos das maiores empresas de energia do Brasil, especialistas do mercado e representantes do poder público trocam experiências sobre investimentos no setor elétrico para os próximos 10 anos. A convenção, realizada no Hotel Fairmont, em Copacabana, é apresentada pelo BTG Pactual e promovida pela revista Forbes.

Cláudio Castro destacou que o diferencial do fórum é unir as maiores forças do setor de energia do país, e que se sente privilegiado pelo Rio sediar o evento. Durante o evento, Castro ressaltou que o estado é o maior produtor de petróleo e gás do país e que trabalha para ser referência na transição energética do Brasil para uma matriz mais limpa.

–  O Rio de Janeiro é a capital energética do Brasil. Temos 87% da produção de petróleo nacional e 74% do gás, e só nosso estado tem energia nuclear. Hoje, o Rio tem um projeto-piloto que vai testar a viabilidade da implantação de eólicas offshore. Estamos, também, finalizando um decreto para fomentar o uso do biometano. Em paralelo, estamos criando a Política Estadual de Transição Energética, que vai definir as diretrizes para a descarbonização da economia e guiará, de forma coordenada, as ações relacionadas ao desenvolvimento de matrizes de energias sustentáveis – declarou o governador.

Entre os temas debatidos no Fórum destacam-se as energias renováveis – principalmente eólica (on e offshore), fotovoltaica, biogás e hidrogênio verde.

–  Temos a responsabilidade de promover o futuro do setor, a nossa missão é de fazê-lo cada dia mais forte. Se o agro é pop, a energia é vida. O Brasil é protagonista da transição energética global e tenho orgulho de dizer que estamos contribuindo para essa história – disse Marcelo Moraes, CEO do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia.

Também participaram do painel de abertura do evento, Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Elbia Gannoum, Presidente Executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, André Pepitone, diretor-financeiro executivo da Itaipu Binacional, entre outros.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*