Como elaborar um Currículo no início de carreira?

Tudo sobre sua carreira, emprego oportunidades de pequenos negócios, cursos, concursos e análises sobre o mercado de trabalho e vagas!

Fazer um currículo não é uma tarefa rápida, embora exija tempo não é algo difícil, ainda mais com as dicas da nossa coluna!

Se você está no início de carreira e ainda tem poucas experiências para contar, aprender a  redigir o currículo é o primeiro passo para conquistar seu primeiro emprego!

À primeira vista parece intimidante, é verdade. Mas seguindo nosso passo a passo, não tem erro – essa tarefa vai ficar bem mais fácil!

Mas você sabe qual é a função do currículo?

Antes de sair por aí em busca de modelos cheios de firulas é interessante entender o objetivo principal desse documento, pois ele é um reflexo de quem você é como profissional e deve mostrar de forma resumida o que você fez, o que aprendeu, e o que sabe fazer.

O currículo serve para apresentar suas credenciais para garantir uma entrevista – momento em que você vai ter a oportunidade de expor melhor sua personalidade e falar sobre tudo que ficou de fora.

É analisando o seu currículo que os recrutadores vão tentar entender se você tem o perfil para a vaga em questão. O especialista decidirá se você avança ou não no processo seletivo. Ou seja, é um documento ” mega blaster” importante! Então muita dedicação.

O que eu devo colocar no currículo?

No começo da carreira é um dilema quando chega a hora de fazer o currículo. Quando ainda não temos um histórico de trabalhos para colocar no papel, a solução é simples: pense em tudo que você já fez e o que ajudou a moldar e enriquecer sua trajetória profissional, mesmo que não tenha sido um emprego formal ou remunerado. Vale trabalho voluntário, estágio, empresa júnior, aquele “bico” no finais de semana, vendas autônomas, viagens, intercâmbios entre outras possibilidades.

Essas experiências exigiram dedicação e o ajudaram a desenvolver novos conhecimentos e habilidades. Explique como elas ajudaram no seu crescimento pessoal e profissional.

Para enriquecer seu histórico profissional procure se capacitar fazendo cursos ou participando de algum projeto social. O importante é mostrar uma trajetória coerente e como ela se relaciona com a vaga em questão. A proposta é pensar nas suas experiências e refletir sobre elas, resumindo-as em no máximo três linhas.

Existe uma receita para fazer um currículo?

Sim! A primeira dica para um bom currículo é uma formatação simples e uma edição impecável, sem um único erro de português. Não importa sua profissão ou a posição, disso nenhum recrutador discordará.

Comece pelos dados básicos: nome, endereço, contatos pessoais, que ficam no cabeçalho. Nada de informações documentais ou foto. A estrutura do currículo vem em seguida e se divide em sete partes: Objetivo; Formação; Experiência, Outras atividades; Habilidades; Idiomas e Referências – nessa ordem.

Um currículo tradicional, usado por quem já tem mais tempo no mercado, traz as experiências profissionais antes da formação. No começo da carreira, no entanto, quando suas vivências são majoritariamente acadêmicas, é melhor inverte-los para dar destaque aos seus estudos e desenvolvimento.

Gostaria de saber mais sobre cada uma dessas partes do currículo?

Então não deixe de ler o próximo artigo!

Dra. Simone Marins D. Santos 

Psicóloga; Doutoranda em Psicanálise, Saúde e Sociedade; Doutora em Ciências da Educação; Mestre em Psicologia Social com ênfase em Avaliação Psicológica para Segurança Pública; Pós-graduada em Psicologia Jurídica, Psicologia do Trânsito e Psicologia Organizacional; Especialista em Perícia Psicológica e Práticas Forenses, Professora das Faculdades Gama & Souza, UNIGRANRIO e de Cursos Livres no Brasil e na Argentina; Diretora Técnica Responsável de Clínica do DETRAN/RJ; Funcionária Pública do TCE/RJ; Experiência em Exame Criminológico e Avaliação para o Porte de Armas – Psicóloga da SEAP/RJ. Participante de Bancas Avaliadoras de Concurso Público; Palestrante Internacional.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*