CBH Baía de Guanabara participa do ENCOB 2023, maior evento sobre gestão hídrica no Brasil 

Foto: Pixabay

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara) participará do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB 2023), entre os dias 21 e 25 de agosto, em Natal (RN). O ENCOB 2023, que terá como tema central “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, é o principal evento do setor, onde é debatido o papel dos comitês de bacia na gestão hídrica do país.

No evento, o CBH Baía de Guanabara será representado pelos membros do Comitê que representam o poder público, a sociedade civil e usuários da água. Um estande reunirá informações sobre o Comitê, juntamente com os demais CBHs do estado do Rio de Janeiro.

Nessa edição, o destaque será para o debate das iniciativas de colaboração entre os Comitês litorâneos sobre a articulação entre a gestão de recursos hídricos e a gestão costeira. No segundo dia do evento, será realizado o encontro dos membros do Grupo de Trabalho Água da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, do qual o CBH Baía de Guanabara faz parte, representando o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas. 

Além disso, nessa edição do ENCOB, o Comitê apresentará proposta de moção para que seja criado o Grupo de Trabalho sobre Água, Clima e Inclusão no Fórum Nacional de Comitês de Bacias. 

Confira os demais destaques da participação do Comitê durante o ENCOB 2023: 

Oficina – 22 e 23/08 – 15h45 às 18h30 

Olhando para o Futuro do Aquífero Guarani – Encontro do Brasil  

Mauro André Pereira, membro titular do CBH Baía de Guanabara e diretor executivo da Defensores do Planeta, participará da oficina como representante ambiental da América Latina e Caribe na Organização das Nações Unidas (ONU) 

Local: Sala 6 

2ª Jornada de Capacitação – 22/08 – 9h às 12h30 

Água e Meio Ambiente – Educação Ambiental na escola e na sociedade

Jacqueline Guerreiro, coordenadora da Câmara Técnica de Educação e Mobilização Social do CBH Baía de Guanabara

Local: Sala 5

Apresentação no estande – 23/08 – 15h30 às 16h 

Apresentação da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização

Jacqueline Guerreiro, coordenadora da Câmara Técnica de Educação e Mobilização Social do CBH Baía de Guanabara

Apresentação no estande – 24/08 – 10h30 às 11h 

Chorume no entorno da Baía de Guanabara e Construção da Câmara Técnica Costeira Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (CERHI-RJ)

José Miguel da Silva, coordenador do Grupo de Trabalho de Chorume (GT Chorume) e subcoordenador da CTCost do CBH Baía de Guanabara

Apresentação de trabalho – durante todo o evento 

Tecnologias sociais em saneamento e saúde como medidas de despoluição da Baía de Guanabara: ações na microbacia do Complexo do Alemão.

Autora: Rejany Ferreira dos Santos, membro titular do CBH Baía de Guanabara

Os representantes do CBH Baía de Guanabara estarão à disposição para entrevistas e esclarecimentos durante o evento, no estande. Os contatos devem ser feitos por meio da assessoria de imprensa do comitê. 

Sobre o comitê

O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara) é o parlamento de gestão e governança dos recursos hídricos em 17 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Ele promove o diálogo sobre temas ligados à gestão das águas, reunindo representantes do Poder Público, dos Usuários – empresas que fazem uso e exploração da água – e da Sociedade Civil. O Comitê foi instituído peloDecreto Estadual nº 38.260 de 16 de setembro de 2005, cuja redação foi alterada pelo Decreto Estadual nº 45.462 de 25 de novembro de 2015. 

A sua organização teve início a partir de iniciativas da sociedade civil e dos usuários da água, sob o apoio da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos no ano de 2001. Foram formadas duas Comissões, uma para cada lado da Baía de Guanabara, sendo elas: Comissão Pró-Comitê do Leste da Guanabara e a Comissão Pró-Comitê do Oeste da Guanabara. 

Em 2005, o Governo do Estado do Rio de Janeiro instituiu oficialmente, por meio de decreto, o Comitê da Baía de Guanabara, expandido a área de atuação para além do lado leste, incluindo as áreas do oeste, dos sistemas lagunares de Jacarepaguá, Lagoa Rodrigo de Freitas, Itaipu/Piratininga e Maricá-Guarapina. 

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*