Vacina: Por que devo me vacinar?

Foto: Jeyaratnam Caniceus - Pixabay

Por: Dra. Paola Alexandria Magalhães / PhD em Ciências Programa Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública – USP

Como enfermeira e docente na área da saúde tenho sido questionada sobre a vacinação, principalmente na conjuntura em que vivemos: a pandemia pelo Covid-19. 

Muitas pessoas me perguntam se devem vacinar-se, quais riscos correm, se a vacina realmente resolverá. São muitos questionamentos. Desta forma, neste artigo trarei algumas informações sobre o que é vacinação, qual a sua importância e porque devemos nos vacinar. 

Segundo a WHO (World Health Organization), “a vacinação é uma forma simples, segura e eficaz de proteger as pessoas contra doenças nocivas, antes que entrem em contato com elas”. Por meio da vacina, o organismo usa as defesas naturais do corpo para desenvolver resistência a determinados tipos de infecções específicas fazendo com que nosso sistema imunológico se torne mais forte, ou seja, faz com que ele desenvolva anticorpos através do contato com formas mortas ou enfraquecidas de vírus ou bactérias, lembrando que essas formas não causam a doença. 

Além disso, nosso sistema imune é capaz de “lembrar” da doença e de como combatê-la. Por meio da vacina, nosso organismo cria resposta imunológica e “memória” imunológica, caso você seja exposto ao vírus ou bactéria no futuro, seu sistema imunológico pode destruí-lo rapidamente antes que apresente algum mal-estar. Assim, vacinar-se é a maneira mais segura e inteligente de proteger-se, pois é uma forma de prevenir o adoecimento. Segundo a WHO, atualmente existem vacinas que nos protegem de cerca de 20 doenças, tais como tétano e sarampo, por exemplo. É importante ressaltar que a maioria das vacinas é administrada por injeção intramuscular ou subcutânea, mas algumas também são administradas por via oral ou pulverizadas no nariz. 

Dessa forma, qual a importância da vacinação? Por que temos que nos vacinar? A vacinação é segura?

Ao sermos vacinados, estamos protegendo não apenas nós mesmos, como toda a sociedade. Ao nos vacinarmos contra alguma doença, o risco de infecção e transmissão também são reduzidos e menos pessoas se tornam vulneráveis a àquela determinada doença. Além disso, existem grupos de pessoas que não podem receber determinadas vacinas, devido a problemas de saúde, e quando nos vacinamos estamos protegendo tais indivíduos também. Isso é denominado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como “imunidade de rebanho”.

É importante salientar que a vacinação é segura. Várias etapas são delimitadas para que uma vacina seja desenvolvida, as vacinas são testadas de forma rigorosa e várias fases de testes são realizados antes de ser aprovada para uso, sendo regularmente reavaliada, assim que é introduzida. Com a evolução tecnológica e científica que estamos vivenciando, os efeitos colaterais das vacinas normalmente são pequenos e temporários, tais como dor no braço, vermelhidão ou febre. Podem ocorrer efeitos colaterais graves, mas estes são muito raros. “Os benefícios da vacinação superam em muito os riscos, e muito mais doenças e mortes ocorreriam sem vacinas”, cita a OMS.

A OMS ainda salienta sobre a importância da vacinação no período da pandemia de Covid-19. Houve um declínio do número de crianças que recebem imunização, e isto pode levar a um aumento de mortes por doenças que poderiam ser evitadas. As vacinações devem continuar apesar dos desafios impostos pela Covid-19. 

Além disso, a população deve atentar-se para a importância da vacinação contra essa nova doença que tem assolado todos os países. Somos seres sociais que interagem entre si, devemos ter responsabilidade e empatia! Cientistas tem travado uma corrida contra o tempo para desenvolver vacinas contra a Covid-19 afim de proteger a humanidade contra tal doença. 

Sejamos conscientes! Vacinem-se!

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*