Alerj aprova Rio Artes Manuais como Patrimônio do RJ

Autora da proposta, deputada Célia Jordão solicitou a retomada da impressão da Carteira do Artesão no Estado e acaba de lançar a Carteira Municipal em Angra dos Reis

Antecipando as comemorações do Dia do Artesão, celebrado nesta terça-feira, 19 de março, a Alerj aprovou, em discussão única, no início do mês, o PL 537/2023, de autoria da deputada Célia Jordão (PL), que declara a feira Rio Artes Manuais como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Agora, o texto segue para o Governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo.

Maior feira de capacitação em artesanato do país, com espaço também para exposição e negócios, a Rio Artes Manuais faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio e, este ano, será realizada entre os dias 24 e 28 de abril, no EXPO MAG. Esta será a 16ª edição do evento.

¨A Alerj acaba de dar uma grande contribuição para reconhecer a importância do artesanato produzido no Estado do Rio de Janeiro. Além de representar a expressão artística e a tradição cultural de cada localidade, há muito tempo o artesanato tem sua relevância econômica comprovada, sendo essencial para fomentar o turismo e gerar emprego e renda em diversos municípios fluminenses¨, ressaltou Célia Jordão.

Desde 2021, a deputada vem lutando pela valorização da categoria e apresentou na Alerj uma indicação que solicitou a retomada da impressão da Carteira de Artesão no Sistema de Cadastramento do Estado do Rio de Janeiro. A medida foi atendida pelo Governador, garantindo aos artesãos fluminenses descontos em lojas parceiras, participação em feiras estaduais e nacionais e o acesso a microcréditos para desenvolvimento de seus negócios.

Além do projeto de lei que reconhece como Patrimônio a Feira Rio Artes Manuais, o trabalho desenvolvido pela deputada já rendeu frutos em seu município de origem. A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, lançou, nesta segunda (18/03), a Carteira Municipal do Artesão, que garantirá vários benefícios para os artesãos locais. O lançamento aconteceu na abertura do evento “Angra Artes Manuais”, uma espécie de edição regional da Rio Artes Manuais.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*