Médica veterinária conta sua experiência diretamente dos Estados Unidos

Quando é chegada a hora de escolher uma profissão através de um curso superior, muitos jovens vão em busca de uma carreira profissional que traga, antes de tudo, satisfação pessoal como parte do sucesso. A medicina veterinária é uma opção bastante interessante e escolhida por muitos alunos que encerram o ensino médio.

Mas o desejo de Raiane Araújo de Moura em se tornar médica veterinária veio muito antes da conclusão do ensino médio. A escolha da profissão surgiu quando começou a fazer hipismo, ainda bem nova, enquanto estudava no Colégio Militar. “Sempre fazia questão de estar envolvida nos casos com as veterinárias do colégio”, ressalta.

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ao longo da formação de sua carreira, Raiane participou de diversos projetos de pesquisa de mestrado e doutorado, além de ter vários artigos publicados em jornais internacionais.

Raiane Araújo fez residência em Anestesia Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também foi monitora e pós-graduada pela UFAPE intercursos. Atualmente, a médica veterinária está como pesquisadora na Universidade da Flórida e oferece mentoria online para pessoas que desejam aprender e/ou perder o medo de anestesiar animais.

Quando ainda estava na faculdade, Raiane decidiu seguir carreira como anestesista veterinária. “Fiquei encantada na minha primeira aula prática, que eu vi a professora anestesiar um cavalo e ele levantar depois. Desde então, trabalhei como Iniciação Científica na área, monitora, fiz residência, pós-graduação, diversos projetos de pesquisa, trabalhei como anestesista volante, e hoje em dia sou pesquisadora na Universidade da Florida com projetos de pesquisa na área”, explica.

Perguntada sobre como foi para na Flórida, a médica veterinária explica que uma amiga já faz residência na mesma Universidade e contou sobre a oportunidade que estava aberta. Feliz e empolgada com a oportunidade, Raiane logo encaminhou seu currículo e os demais documentos necessários, além de fazer o exame de proeficiência em inglês (TOEFL), e conseguiu ser chamada para a posição.

Enquanto estava no Brasil, Raiane Araújo foi anestesista volante em mais de 10 clínicas na cidade do Rio de Janeiro e possui mais de 5 mil anestesias realizadas, dentre elas em tigre, puma e macaco.

Durante entrevista para o Jornal do Estado do Rio, a médica veterinária nos conta sobre os seus planos e expectativas para 2023. “Esse ano continuarei aqui na Universidade e estou lançando uma mentoria online para todos os veterinários que querem aprender e perder o medo de anestesiar. Nessa mentoria, vou dar todo suporte técnico e emocional que a pessoa precisa para realizar uma anestesia segura e eficaz”.

Para Raiane, “não existe satisfação maior que salvar uma vida e aliviar uma dor. Cada paciente meu não é só um animal, é uma VIDA, o amor de alguém e todas as vidas importam”, conclui.

Raiane Araújo de Moura

@raianearaujo
Telefone: +1 (352) 709-3556 (whatsapp)

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*