Uber e SSP-AM assinam termo de cooperação que vai possibilitar acelerar respostas às emergências

Foto: Divulgação / Uber

A cooperação vai possibilitar que informações sejam repassadas, em caso de emergência, em tempo real ao Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops). A ferramenta já está em funcionamento no do Rio de Janeiro

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) assinou nesta terça-feira (13) um Termo de Cooperação Técnica com a Uber. A iniciativa, pioneira no Norte do país, prevê a integração do botão “Ligar para a Polícia” do aplicativo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que reúne as instituições envolvidas no atendimento a emergências na área de segurança pública e defesa da cidadania em um mesmo local, por meio do telefone 190.

Para o secretário da SSP-AM, General Carlos Alberto Mansur, essa cooperação vai beneficiar a todos. “Hoje estamos firmando parceria entre Uber e 190. Uma parceria que vem sendo costurada desde 2022, e hoje se concretiza. Com isso, ganha o usuário que utiliza o aplicativo da Uber e o próprio motorista. Parceria essa que contribuirá com as ações da segurança pública, pois quando o usuário ou o motorista, utilizando o aplicativo, acionar o contato com o 190 atendente, esse irá ter todos os dados da viagem”, destacou Mansur.

Uma vez que a integração esteja concluída, toda vez que um usuário ou motorista parceiro da Uber usar o botão para ligar para a polícia por meio do aplicativo, o serviço de emergência vai automaticamente receber a localização em tempo real e as informações da viagem em que foi originada a chamada – incluindo dados do veículo, do usuário e do motorista.

O gerente de Segurança Pública da Uber focado no relacionamento com autoridades policiais, Leandro Segalla, destacou que a integração vai permitir que a geolocalização seja fornecida de forma mais rápida e precisa, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente, que receberá essas informações na tela do computador.

“Sabemos que, numa situação de emergência, todo segundo entre o chamado e a chegada da viatura ao local da ocorrência conta. Fazer com que os dados do veículo, dos usuários e principalmente a geolocalização do chamado cheguem diretamente na tela do operador é uma forma pela qual nossa tecnologia pode ajudar as forças de segurança a proverem uma resposta ainda mais rápida e eficiente, ajudando a tornar as viagens cada vez mais seguras”, afirmou Segalla.

Informações em tempo real – A ferramenta utiliza os sinais de localização disponíveis nos celulares e utilizadas na navegação do aplicativo para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma mais precisa. Além da localização em tempo real, o Ciops terá acesso aos detalhes da viagem em que o botão for acionado: placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do telefone.

A tecnologia que permite o envio dessas informações aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de dados com essa finalidade no mundo. Essa plataforma liga os dados críticos de qualquer dispositivo conectado ou aplicativo móvel diretamente ao serviço local de resposta a emergências.

Pioneirismo no Norte – A integração com o 190 no Amazonas é a primeira do gênero feita pela Uber na região Norte e a terceira em todo o País – a ferramenta já está em funcionamento nos estados do Rio de Janeiro e Maranhão. Mas esse tipo de integração tecnológica já é realizado em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergências de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos, além de diversos estados no México, África do Sul e Canadá.

A expectativa da Uber é que a integração seja expandida para todo o Brasil, em cooperação com as autoridades locais de cada estado.

Sobre a Uber

A missão da Uber é repensar a forma como o mundo se move, para torná-lo melhor. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 25 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que repensa novas possibilidades para o mundo.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*