Tapetes e Cortinas: Decisão Acertada na Decoração

Algumas pessoas comentam comigo, que se sentem perdidas na hora de combinar o tapete com as cortinas, sem que fiquem brigando e sem harmonia. 
Para começar, posso dizer que de todos os itens que fazem parte deste cômodo, o tapete é sempre o mais difícil de escolher! Eu diria até que ele deveria ser o último item a ser comprado, assim você consegue finalizar a decoração sabendo quais modelos pode escolher e quais não pode. 

O tapete é um dos maiores itens da composição e o que mais chamará a atenção, então temos que saber como inserí-lo na decoração. 
Tudo é uma questão de gosto, assim como os demais itens, deve haver uma sintonia pra não pesar no ambiente. Como mencionei acima, a primeira dica é deixar a escolha dele para o final, assim você terá mais liberdade nos outros itens e a chance de errar fica bem menor. 

A segunda dica está relacionada à padronagem lisa ou com estampa, portanto, se a sua sala tem pouca estampa na cortina e nas almofadas, você pode optar por um tapete com desenhos geométricos ou com uma estampa da sua preferência. Se for optar por listras, escolha uma posição em que o tapete alongue visualmente o ambiente (se a sua sala for pequena).

Quanto às cores, não fique preso somente à cor do sofá e da cortina! Quando você deixa todos os itens na mesma cor, acaba deixando a sala sobrecarregada e monótona, então prefira escolher cores que estejam dentro das matizes, mas sem serem iguais. Para quem tem medo de errar e geralmente fica indeciso, prefira os modelos lisos, assim a única coisa que precisará decidir será a cor, e uma dica é colocar estampas nas almofadas para não ficar tom sobre tom. 

Primeira  regrinha básica: Tapetes chamativos na decoração = sofá e cortinas com bases neutras, para não interferir, e você pode usar almofadas coloridas.

Segunda regrinha básica: Se temos muitas estampas nas cortinas e no sofá = tapete mais neutro e liso. 

E a cortina?

Geralmente, as mais usadas são as lisas e em cores neutras como o branco, marfim, cinza clarinho e bege claro, mas uma cortina com estampa pode ser a estrela do ambiente desde que não brigue visualmente com outras cores ou estampas que já estejam no mesmo cômodo.

O tecido também influencia muito no clima que queremos dar à sala. Os mais leves deixam o ambiente com um ar de frescor quando as paredes ou demais objetos são coloridos, principalmente em tons candy color, ou seja, tons pastéis e cítricos. Mas eles também conseguem deixar a sala bem aconchegante quando os demais tons são neutros, como beges e cinzas. Já as persianas trazem mais seriedade, então para não deixar o cômodo com cara de escritório, sugiro colocar um tapete mais aconchegante ou até estampado, e se precisar, algumas mantinhas no sofá.

Caso prefira dar destaque às cortinas, você pode optar tanto por modelos lisos coloridos quanto com estampas, sempre tomando cuidado na combinação com o tapete e as almofadas. Não é proibido misturar estampas, mas desde que haja uma composição entre elas, principalmente nos tons.


Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*