Serviço de ônibus do Rio recebe denúncias a cada meia hora

Até o momento, foram 18.475 denúncias, um aumento de 28% em comparação com o ano anterior

No dia 29 de janeiro deste ano, um aumento no valor das passagens de ônibus da cidade do Rio ocorreu para R$ 4,05 – determinada pelo prefeito Marcelo Crivella. Desde 2018, os cariocas vêm registrando uma reclamação a cada 30 minutos sobre os serviços.

As denúncias dos usuários são agregadas pela Ouvidoria dentro do Decreto número 36.343, de 2012. Segundo a Ouvidoria, as cinco maiores reclamações são: má conservação da frota (4.616 ao todo, o equivalente a uma denúncia sobre o assunto a cada duas horas), falta de veículos (4.105), o motorista não parar no ponto (2.628), comportamento indevido do motorista (2.008) e retirada de linha (1.304). Essa última foi a que mais cresceu na comparação com 2017: 172%.

Queixas de má conservação da frota aumentaram quase 84% e as de falta de ônibus na linha subiram 74%. De acordo com a Ouvidoria da Prefeitura, também há pedidos de criação de novas linhas por parte dos passageiros. As solicitações dobraram (de 196 para 392) entre 2017 e 2018.

Dos itens com média de mais de uma reclamação por dia, apenas dois, tiveram queda entre 2017 e 2018. Estacionamento indevido de ônibus, que passou de 520 para 436 registros, com diminuição de 16,2% dos casos e excesso de velocidade e direção perigosa, foram de 597 para 401, com redução de 32,8%.

O gestor ambiental Gabriel Oliveira, 24 anos, é usuário da linha 422. Ele informou que, na maioria das vezes, o ar condicionado da linha não funciona. “Fica muito calor no ônibus porque as janelas não abrem, além de chover por causa das goteiras do ar condicionado. Se não bastasse, os motoristas são malucos. Eles correm muito. Uma vez, entraram na contramão e arranharam uns cinco carros que estavam estacionados. Fora quando passam no quebra-molas, que o ônibus dá uns dois pulos e você quase voa”.

De acordo com os usuários da linha 422, que fizeram reclamações junto à Ouvidoria, o não funcionamento do ar condicionado está entre os maiores problemas, com 110 reclamações.

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