O Empreendedorismo como importância Social e Econômica

O ato de empreender caracteriza grande importância no âmbito do desenvolvimento econômico. O surgimento de novas empresas gera novos empregos, além de uma série de valores de impacto no desenvolvimento social, a exemplo, as ações de responsabilidade social. O empreendedorismo tem como responsabilidade principal, a produção de riquezas de um país. Porém, as atitudes empreendedoras podem produzir bem-estar social como solução para diversas mazelas, mostrando que empreender é muito mais do que a simples ideia de abrir um negócio.

Empreendedorismo também está ligado à ideia de múltiplas soluções para problemas de uma sociedade. São atitudes que podem trilhar usando dois caminhos, seja das empresas através de sua política de responsabilidade social, quanto da sociedade civil através da criação de instituições com objetivos sociais.

Para uma melhor compreensão, é interessante analisar cada um separadamente. Segundo Joseph Schumpeter, economista e cientista político austríaco, “os empreendedores são a força motriz do crescimento econômico, ao introduzir no mercado inovações que tornam obsoletos os produtos e as tecnologias existentes”.

É interessante observar que a inovação de produtos e processos de produção está no coração da competitividade de um país. A concorrência leva ao aumento da eficiência econômica. Em se tratando do desenvolvimento social e por meio da inovação, a economia é aquecida. O conceito de empreendedorismo também implica a ideia de sustentabilidade. É a melhor arma contra o desemprego.

Para Boszczowski e Teixeira, no artigo da Revista Economia & Gestão, “o conceito de empreendedorismo sustentável envolve, portanto, a identificação, criação e exploração de novos negócios que possibilitem ao empreendedor obter lucros a partir da solução de um problema ambiental e social”. Os autores também destacam que para melhor compreender o processo empreendedor enquanto promotor do desenvolvimento sustentável, se faz importante analisar as fontes e o processo de descoberta de oportunidades de negócios sustentáveis.

A conclusão é que a partir dos ideais empreendedores, os produtos e tecnologias vêm para simplificar tarefas de rotina que podem ser aperfeiçoados levando comodidade e praticidade para um ambiente cada vez mais complexo. O empreendedorismo tem muito mais valor para a sociedade do que a gente pensa.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*