Mais de 60 Prefeituras participam do Webinar das Cidades Digitais da Região Norte do Rio de Janeiro

Foto: Pixabay

Cabo Frio, Nova Friburgo e Santo Antônio de Pádua pretendem aumentar oferta de serviços digitais. Implantação do 5G nas cidades cariocas também foi tema abordado por representante do Ministério das Comunicações no encontro

Investir na transformação digital dos serviços públicos tem sido uma das prioridades do setor público para entregar melhores serviços ao cidadão e desenvolver as cidades. Na manhã desta terça-feira (01/02), prefeitos e gestores de mais de 60 Prefeituras participaram do Webinar das Cidades Digitais da Região Norte do Rio Janeiro, realizado pela Rede Cidade Digital (RCD), em busca de informações e soluções sobre o uso de tecnologia nas administrações municipais.

As ações tecnológicas para transformar Cabo Frio, Nova Friburgo e Santo Antônio de Pádua em cidades inteligentes foram compartilhadas no evento apresentado pela jornalista Valdireni Alves. “Chegamos a 80 eventos online nesta pandemia e isso resume a essência da Rede Cidade Digital que é compartilhar informações e conhecimentos que possam contribuir com a implantação de políticas públicas que impactem positivamente na melhoria da vida das pessoas”, resume o diretor RCD, José Marinho. O evento na íntegra está disponível na TVRCD, o canal da Rede Cidade Digital no YouTube: https://www.youtube.com/redecidadedigital.

A implantação do 5G nas cidades cariocas também foi tema tratado no encontro pelo gerente de Projetos da Secretária de Telecomunicações (SETEL) do Ministério das Comunicações, Hélio Maurício Miranda da Fonseca.

Conforme destacou o representante do MCom no evento, a expansão da tecnologia que começa a ser implantada em julho deste ano, nas capitais, depende dos municípios. O principal ponto, reforça ele, está na necessidade das legislações municipais estarem em conformidade com a Lei Geral das Antenas de modo que facilite a implantação da infraestrutura. “Será uma tecnologia disruptiva que vai permitir diversos dispositivos conectados”, explicou ele sobre a nova rede de telefonia que deve impulsionar o desenvolvimento pleno das cidades inteligentes e Internet das Coisas. “Existe um desafio muito grande. Na medida em que a gente evolui com o 5G precisamos um volume maior de antenas. E aí entra muito a responsabilidade e o compromisso dos municípios. A gente precisa da parceria dos municípios para tentar facilitar e acelerar esse processo, as empresas têm questionado muito a demora”, comenta.

Cabo Frio quer levar serviços digitais nos próximos meses à população distante do centro urbano da cidade, conforme ressaltou o prefeito de José Bonifácio. “Estamos no verão aonde a cidade tem a população aumentada e a demanda pelos serviços públicos, por informações, cresce, eu diria, de forma assustadora. Estamos terminando o primeiro ano do nosso governo, iniciando 2022 com muitas ideias, proposições e muitos desafios. O maior agora é esse: fazer com que Cabo Frio seja inserida como uma das cidades inteligentes do nosso país”, comentou o prefeito.

O coordenador de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cabo Frio, Miguel Frazão, também reforçou a necessidade de implementar serviços pela internet, “mapeando os principais serviços que demandam deslocamento da população e copiando experiências maduras de outros municípios”. “É claro que esse é um processo que começa esse ano e deve se estender pelas próximas gestões. O processo de cidade inteligente é um caminho sem volta”, analisou o Frazão.

Cabo Frio e Nova Friburgo também vão receber Centros Integrados de Pesquisa, Tecnologia e Inovação desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Rio de Janeiro. A expectativa, segundo o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, é que a iniciativa possa contribuir com o processo de inovação da cidade.

Ele destacou ainda a contratação, em andamento, de um sistema que garanta a integração total de informações e banco de dados da Saúde Pública, e o desenvolvimento de um aplicativo para trazer informações turísticas da cidade. “Entendemos a necessidade de estarmos cada vez mais ampliando a nossa conectividade porque a informatização de um modo geral acaba gerando maior qualidade na informação, mais segurança, mais celeridade, maior transparência e, é claro que sabendo manusear todas essas ferramentas a gente contribui com o planejamento estratégico e até como consequência a gente gera economia aos cofres públicos”, disse o Johnny Maycon.

Santo Antônio de Pádua também se prepara para evoluir na modernização dos serviços públicos com o objetivo de aproximar cidade e cidadão, conforme ressaltou o secretário de Cultura, Tecnologia e Comunicação, José Antônio Machado. “O primeiro passo e desafio da nossa gestão foi otimizar os processos, principalmente durante a pandemia do coronavírus”, contou o secretário. “Fortalecemos o nosso departamento com uma equipe de desenvolvedores e começamos a elaborar nossos projetos com base no 5G que é uma tecnologia que faz a gente, como gestão pública de tecnologia, a pensar mais do que só a manutenção dos serviços, da internet pública e softwares, mas pensar em inovação. Com o advento do 5G começamos a pensar em projetos mais audaciosos”, comentou o secretário sobre soluções para o hospital regional voltadas para Internet das Coisas.

O Webinar das Cidades Digitais da Região Norte do Rio de Janeiro teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sigma Telecom, Furukawa, Betha Sistemas, Aprova Digital e Supernova Sistemas.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*