Falta pouco: saiba como se preparar para o Enem 2021 nessa reta final

Foto: Gustavo Tero

Professora de Língua Portuguesa do curso Escreva dá dicas para uma redação nota mil

A pouco mais de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021, que estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro, os 3.3 milhões de inscritos seguem na reta final de estudos para concorrer a uma vaga nas universidades públicas e privadas do Brasil. Como a maioria dos vestibulandos sabe, no formato atual do Enem, a redação recebe um grande peso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pode ser decisiva na classificação de um candidato em cursos concorridos, como Medicina, Direito ou Engenharia. 

O texto dissertativo-argumentativo é uma das etapas mais importantes da maratona de dois dias do exame e pode ser a responsável por subir ou descer o aluno no ranking de classificados. Faltando poucos dias para as provas, a professora de Língua Portuguesa e especialista em Redação, Elaine Antunes, oferece algumas dicas para ajudar os candidatos nesta reta final e para alcançarem a tão sonhada nota mil: 

1)    Não procrastine: 

“Não é hora de procrastinar e sim de treinar para a redação. Redação é treino, então chegou a hora de treinar muito. Focalize na escrita, na estrutura do texto, na construção e em boas argumentações. No Escreva, enfatizamos muito a importância de praticar a boa escrita da redação. São meses de preparação até o dia da prova, porque acreditamos que a prática leva à perfeição”, sugere a especialista. 

2)    Não decore outras redações nota mil: 

“O candidato precisa entender que aquele estudante que conquistou a nota máxima no Enem teve um processo de aprendizado, tempo de treino e soube lidar com a pressão e o tempo da prova de um jeito. No entanto, essa trajetória até a nota mil é individual e particular. Além disso, para que estudar um tema que aconteceu anteriormente? É certo que o tema não será repetido nas próximas edições. Para chegar até a nota máxima, o candidato precisa de duas coisas: prática e bom conteúdo argumentativo e, por isso, focalizamos nossos esforços no preparatório de redação”, explica Elaine Antunes, especialista do Escreva. 

3)    Tenha repertório: 

“Ter repertório é superimportante para o candidato. Quanto mais se tem informações e leitura sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, maior é a sua capacidade e qualidade de reflexão e de argumentação. No Escreva, a nossa maior preocupação é fazer com que o aluno siga processos e também tenha a capacidade de argumentar sobre quaisquer temas possíveis. Isso dá muito mais segurança na hora de escrever nas provas de vestibular”, explica a professora de Língua Portuguesa. 

                              4) Menos tema, mais argumentação: 

“Qual será o tema da redação do Enem?” Essa é a pergunta que todos os candidatos do Enem fazem, mas para a qual a professora Elaine Antunes e outras tantas especialistas em Língua Portuguesa e redação não têm a resposta. “Não acho que os alunos e cursinhos tenham que focalizar em descobrir o tema, mas é claro que o exame tem um perfil e tende a trazer questões que estão em alta. Geralmente, ele aborda temas mais concretos, mais pertinentes para discussão sócio-política, ao passo que outros vestibulares podem abordar assuntos mais conceituais e abstratos. A questão dos patrimônios e a preservação deles, a corrida para o turismo espacial, a caridade nos dias atuais são assuntos possíveis, mas prefiro preparar os estudantes a fim de estarem prontos para qualquer situação e qualquer tema de redação que possa aparecer no vestibular”, sugere a professora. 
A preparação deve ser sempre na perspectiva individual. Cada aluno precisa desenvolver as suas próprias capacidades e conexões sobre os temas afins, por isso, no Escreva, além da quantidade reduzida de alunos por turma, outro grande diferencial são as aulas interdisciplinares, ministradas por uma equipe multidisciplinar. O curso conta com uma dinâmica própria de convidar professores de diferentes disciplinas – Geografia, História, Psicologia, História, Direito, Sociologia e Filosofia – matérias capazes de aprimorar a capacidade de contextualização e argumentação dos alunos. 

Sobre: O Escreva é um curso on-line síncrono, que oferece treinamento em Redação e temas contextualizados. As aulas multidisciplinares, com professores de Direitos, Sociologia, Geografia entre outros, ajudam os estudantes a aprimorarem o processo argumentativo, garantindo uma redação com qualidade e maior possibilidade de sucesso no vestibular. 

Serviço Escreva: 

As matrículas são feitas pelo site: www.cursoescreva.com.br 

Contato para informações pelo WhatsApp: (21) 99932-5031 

Professora Elaine Antunes – Fotos: Gustavo Tero

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*