Firjan SENAI SESI e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania fecham acordo de cooperação técnica

A iniciativa beneficia todo estado do Rio e tem o objetivo de desenvolver ações conjuntas que visem à formação, qualificação profissional, desenvolvimento humano e empregabilidade

A Firjan SENAI SESI e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) firmaram um acordo de cooperação técnica nessa segunda-feira (4/3), durante visita de Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, ao Centro de Referência em Cinema e Audiovisual – Firjan SENAI Laranjeiras. A cooperação técnica terá o objetivo de desenvolver ações conjuntas que visem à formação, qualificação profissional, desenvolvimento humano e empregabilidade para pessoas em situação de rua e pessoas egressas do sistema prisional, assim como para a população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, ressaltou que as atividades conjuntas com o MDHC ratificam o compromisso da federação com a sociedade. “Nós, empresários, temos a obrigação, junto com poder público, de ajudar a mudar esse país. Nós somos seres humanos e precisamos viver em paz, com justiça e com liberdade. Por isso, todos os ativos que nós temos ficarão à disposição dessa parceria para as pessoas que precisam fazer mais força para ultrapassar as dificuldades da vida”, afirmou.

Silvio Almeida conheceu o centro de referência e assistiu a apresentações sobre os projetos de responsabilidade social em que a federação atua. O ministro ainda interagiu com participantes e ex-participantes desses projetos. “Não dá para falar em desenvolvimento sem pessoas. São elas que, com acesso à educação, à profissionalização e à segurança alimentar vão desenvolver nossa capacidade produtiva e nossa autonomia, incluindo a industrial”.

Isabela Santana Valério, 19 anos, é do Morro da Mangueira e interagiu com o ministro e a plateia, contando sua vivência. Ela  participou do projeto Atitude Positiva.  E foi justamente na arte que conseguiu superar um passado de abusos. Voltou a praticar canto, a sorrir e hoje conta, orgulhosa, sobre a vaga conquistada no curso de Química da UFRJ. “Somos a resistência da resistência. Foi no projeto que consegui forças pra seguir em frente e sair da depressão depois dos abusos”, testemunhou.

Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan, explicou que o acordo de cooperação terá a duração de 24 meses a partir da publicação no Diário Oficial. A expectativa é de que públicos que historicamente têm maiores desafios em acessar oportunidades de formação sejam beneficiados nesse período. “Buscaremos, por meio deste acordo, fortalecer a atuação do investimento social das empresas para temáticas críticas para grupos vulneráveis, trazendo formação profissional, desenvolvimento de competências socioemocionais e oportunidades de acesso ao trabalho digno”, comemorou.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*