Enem 2020: da redação manuscrita à digitalizada

Sem fronteiras, curso Escreva aposta em aulas on-line de redação com foco no vestibular para alunos de todo o Brasil

Nada de salas de aula lotadas ou intensivos nos colégios e cursinhos de pré-vestibular. A pandemia causada pelo novo Coronavírus não alterou apenas a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve suas provas impressas transferidas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021, como também a maneira de preparação dos candidatos. E até mesmo as tradicionais aulas de redação, com a prática de dissertações manuscritas visando ao Enem, tiveram que se adaptar ao ensino digital e a esse “novo normal”. É o caso do curso Escreva, no Rio de Janeiro, com foco na redação para o Enem e os principais vestibulares do país.

Antes mesmo da pandemia, a iniciativa já tinha como diferencial o número reduzido de alunos por sala de aula, por não acreditar no sucesso de aulões de vestibular. Agora, diante da divulgação das novas datas de algumas provas e do cenário de pandemia, o curso preparatório decidiu adaptar as suas aulas de redação presenciais para o on-line e expandir o ensino para alunos de todo o Brasil. O objetivo é claro: garantir a segurança dos alunos e professores, durante esse período de incerteza com as flexibilizações.

Mas por aqui, nada de plataformas hight tech de ensino à distância, o foco é apenas um: começar o quanto antes as aulas de redação para garantir as tão sonhadas notas máximas – que podem fazer toda a diferença na classificação de cursos concorridos, como Medicina, Engenharia e Direito.

“Assim que foi determinada a quarentena, em março, decidimos lançar as nossas aulas on-line de redação. Tivemos que fazer algumas adaptações no conteúdo e na dinâmica do curso ao ensino a distância, mas acredito que foi a melhor decisão tomada. As redações manuscritas foram substituídas pelas digitais, o acompanhamento psicológico foi redobrado nesse período de pandemia e o valor da mensalidade foi reajustado – uma vez que entendemos que muitas famílias estão com uma situação financeira vulnerável e precisamos ter empatia, exercemos o acolhimento e a colaboração mútua para superarmos esses desafios juntos. Resultado: tivemos 100% de adesão dos nossos alunos nesse novo formato e agora queremos expandir esse conceito – que levou tantos candidatos cariocas às notas altas na redação do Enem – para outros estados”, conta a idealizadora do Escreva e professora de Português, Elaine Antunes.

Aulas on-line adaptadas ao “novo normal”:

O grande diferencial do Curso Escreva segue sendo as aulas interdisciplinares, ministradas por uma equipe multidisciplinar. A dinâmica de convidar professores de diferentes disciplinadas para aprimorar a capacidade de contextualização e argumentação dos alunos se mantém, porém com adaptações para o “novo normal”.  As turmas, que antes se reuniam na Tijuca (Zona Norte) e em Botafogo (Zona Sul carioca), agora terão um encontro marcado em salas de videoconferência por Skype, que poderão ser acompanhadas também por alunos de diferentes estados. As redações manuscritas, que antes eram corrigidas à mão, agora serão enviadas por e-mail e avaliadas on-line. O material multidisciplinar, entregue em sala, agora será compartilhado na Sala de Aula do Google, e os simulados aplicados presencialmente, agora serão a distância, no horário de aula,e com prazo de 2h para envio.

Acompanhamento psicológico redobrado:

A saúde mental do vestibulando sempre foi levada em conta no curso Escreva. Não à toa, além da equipe multidisciplinar, o preparatório de redação do Enem também conta com um acompanhamento psicológico para os seus alunos. Mas, com a instabilidade emocional provocada pela pandemia, o curso Escreva decidiu redobrar a sua atenção nesse ponto.

“Em geral, eu sempre chamo uma profissional da Psicologia para conversar com os alunos às vésperas do Enem. Mas, diante dessa nova realidade, percebi que eles se apresentaram mais ansiosos, com uma enorme desorganização. Alguns me procuraram para chorar, desabafar, mas não sou especialista para lidar de modo técnico sobre isso. Por isso, não pensei duas vezes e acionei uma psicóloga para ajudar no processo. Tivemos um encontro para falar sobre ansiedade, medos, incertezas, estratégias de estudo e organização, além de lidar com as emoções. No mês de junho, demos suporte e, no final de julho, teremos mais um encontro para entender como foi o desenvolvimento do aluno. Ficou clara essa necessidade de ajudá-los nesse momento confuso e difícil. Eu não fiquei cega a isso e agi o mais rápido que pude”, explica Elaine Antunes, à frente do Escreva.

Além de acompanhamento psicológico e das aulas multidisciplinares, a professora de Português do Escreva, Elaine Antunes, também oferece aos alunos algumas dicas de organização para o homeschooling.

“Sempre sugiro que busquem a preparação da melhor forma possível, a fim de diminuir a ansiedade. Neste momento em que vivemos, ter disciplina é fundamental e exige esforço. Não adianta esperar ter ânimo para começar a ter organização, pois os jovens estão sendo “convocados” a buscar amadurecimento nessa autonomia, já que não existe a figura do professor para cobrar presencialmente as tarefas. Sendo assim, é bom organizar o espaço de estudo, fazer uma limpeza mesmo, para ter o espaço agradável e em ordem”, sugere.

E essa disciplina também precisou fazer parte da nova rotina de estudos da carioca Allana Figueiredo de Lira, de 18 anos, que está concorrendo a uma vaga no curso de Medicina. “A preparação para o vestibular está sendo totalmente diferente do que eu havia imaginado. No estudo remoto, eu tenho que ser muito mais organizada com os meus horários, com as aulas e com os exercícios. No começo foi difícil, mas depois de alguns meses eu consegui me adaptar a essa nova realidade”, conta a vestibulanda.

“Estou extremamente impressionada com as aulas on-line do Escreva, a rapidez com que o curso se adaptou à nova realidade fez com que conseguíssemos seguir com a preparação sem prejuízos. Os encontros são sempre muito produtivos, exercitamos a teoria da redação para aperfeiçoar a nossa escrita. Os simulados são aplicados em tempo real, através da publicação do tema em uma plataforma em um determinado horário. A minha experiência com o curso Escreva on-line está sendo muito enriquecedora, fico muito feliz por poder conseguir realizar redações em tempos de pandemia”, acrescenta a carioca.

Sobre a idealizadora do Projeto Escreva:

Elaine Antunes é professora formada em Letras (Português-Grego) pela UFRJ e conta com mais de 20 anos de experiência ministrando aulas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Grego. É especialista em correção de redação no ENEM e em outros vestibulares. Atualmente, trabalha em escolas conceituadas na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Curso Escreva: aulas on-line de redação para o Enem 2020
Início: 05 de agosto
Dia das aulas: quartas-feiras, às 18h
Tempo de duração da aula: 1h e 20 min.
Valor: R$ 450,00 – mensal, por aluno.

Matrícula pelo site: www.cursoescreva.com.br

Contato WhatsApp: 21. 99698-5031

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*