Comer Intuitivo: O que é? Como fazer? Como se tornar um comedor intuitivo?

Foto: Pixabay

Por: Tattiana Catelli – @nutri.tatti

Todos nós passamos por momentos em que nos sentimos culpados por comer demais ou por comermos alimentos “proibidos”. Comer intuitivo é um jeito de aprender a comer sem culpa e sem frustração.

Ok nutri, mas o que é comer intuitivo?

É uma forma de comer que leva em conta as sensações físicas e emocionais que a comida nos provoca. Quando comemos intuitivamente, prestamos atenção ao que estamos comendo, ao nosso apetite e às nossas emoções.

Comer intuitivamente não significa comer somente alimentos saudáveis. Pode significar comer tudo o que você gosta, desde que você esteja atento às suas sensações.

Comer intuitivamente é um processo gradual. Não existe uma fórmula mágica para se tornar um “comedor intuitivo”. A melhor maneira de aprender a comer intuitivamente é experimentando diferentes estilos de alimentação e observando qual funciona melhor para você.

Para começar, tente incluir mais alimentos saudáveis na sua dieta e diminua a quantidade de alimentos processados. Preste atenção às suas sensações físicas e emocionais quando você estiver comendo.

Muitas pessoas têm dificuldade em comer intuitivamente porque foram ensinadas a comer de forma errada. A maioria das pessoas aprende a comer intuitivamente através da autorregulação. Isso significa que você deve comer somente quando estiver com fome e parar de comer quando estiver satisfeito.

Mas como saber se estou comendo intuitivamente?

Há vários sinais que podem indicar que você está comendo intuitivamente. Se você estiver satisfeito depois de comer uma porção pequena de comida, isso significa que você está comendo intuitivamente. Se você estiver se sentindo culpado ou frustrado depois de comer, isso significa que você está comendo de forma não intuitiva.

Veja aqui os 3 pilares para alcançar esse objetivo:

-Saiba o que você está comendo

Saber o que está comendo é o primeiro passo para comer de forma intuitiva. Pesquise os ingredientes dos alimentos que você consome e tente entender quais são os benefícios e malefícios de cada um. Isso ajudará a tomar decisões alimentares mais inteligentes!

-Coma devagar

Quando você come devagar, dá tempo para o cérebro processar a informação de que está se alimentando e enviar sinais de saciedade. Dessa forma, você acaba comendo menos e se sentindo satisfeito por mais tempo.

-Escute o seu corpo

O terceiro pilar do comer intuitivo é escutar o seu corpo. Se você está com fome, coma. Se você está saciado, pare. Preste atenção nos sinais que o seu corpo está enviando e siga-os!

Se você estiver procurando um jeito de se livrar da culpa e da frustração associadas à alimentação, marque uma consulta com uma nutricionista especializada em nutrição comportamental. Eu poderei ajudá-lo (a) a identificar os hábitos alimentares que estão impedindo você de comer intuitivamente e fornecerei orientações para ajudá-lo a mudar esses hábitos.

Vamos cuidar da sua saúde e emagrecer sem terrorismo nutricional? Eu posso te ajudar!

Agende hoje mesmo a sua consulta!

Nutricionista Tattiana Catelli

Telefone: 21 97704-4748 (whatsapp)

E-mail: nutritatticatelli@gmail.com

www.nutritatti.com.br

Atendimentos: De segunda à quinta, das 9h as 18h, na modalidade Online ou Presencial na Barra da Tijuca, Shopping Downtown – RJ.

Nutricionista especializada em Nutrição Funcional no Emagrecimento, com abordagem comportamental.  

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*