Cidade Integrada: terceira edição do RJ para Todos + Serviços leva ao Jacarezinho e Muzema cultura, saúde e alegria para as crianças

Foto: Pixabay

Programa do Governo do Estado realizou 2.137 atendimentos neste sábado (12) nas duas comunidades. Na Muzema, houve vacinação infantil contra a Covid-19

O Governo do Estado, por meio do programa Cidade Integrada, realizou o terceiro fim de semana consecutivo de ações do “RJ para Todos + Serviços”, nas comunidades do Jacarezinho, na Zona Norte, e da Muzema, na Zona Oeste do Rio. Neste sábado (12/02), as crianças foram as protagonistas do evento. Na Muzema, o ponto alto foi a vacinação infantil contra a Covid-19. Foi montado um ambiente lúdico na quadra da comunidade, com brinquedos, contação de histórias, lanches e muitas atividades para divertir os pequenos que foram levados pelos pais para se imunizar. O ambiente era de uma grande festa, com direito a música e muita emoção.

A manicure Lilian Costa Vieira, de 27 anos, esperou muito por esse dia para vacinar a filha Pérola, de seis anos. Lilian já teve covid e se sente mais segura após a vacinação.

– A vacinação é muito importante para proteger nossas crianças. Agora fico mais tranquila para a minha filha frequentar a escola e brincar com outras crianças. Essa ação aqui na comunidade é muito boa para nós, mães que trabalhamos e não conseguimos levar as crianças para vacinar dia de semana – disse.

A dona de Casa Joana Miranda, de 45 anos, estava aliviada por ter vacinado o filho Jorge Felipe, de 5 anos.

– Tenho certeza que com a vacina meu filho está protegido. Lá em casa todos nós já estamos imunizados e finalmente hoje chegou o dia dele. Além da vacina, gostei muito desse projeto proporcionar brincadeiras para as crianças, ele está se divertindo muito – afirmou.

Além de um dia especial para a garotada, o “RJ para Todos + Serviços” também promoveu ações importantes para os adultos, como emissão de carteira de identidade e expedição da carteira de trabalho digital. O banco de empregos do Sine recebeu candidatos para vagas de emprego, houve atendimento odontológico, além de serviços de beleza, como cabelereiro e massagem.

A babá Rosélia da Silva Lima levou a filha Débora, de 6 anos, para cuidar da saúde bucal e gostou da experiência.

– A Débora passou flúor nos dentes pela primeira vez, foi uma experiência maravilhosa. O atendimento foi ótimo e esses serviços oferecidos pelo Governo do Estado são muito importantes para os moradores aqui da comunidade. Muita gente não tem oportunidade de sair daqui para procurar dentista em outro lugar e é fundamental cuidar da saúde das crianças – ressaltou.

No Jacarezinho também foi um dia especial para os pequenos. Na Biblioteca Parque de Manguinhos teve contação de histórias, além de outros entretenimentos.

– A gente praticamente passou dois anos fechados e com medo por conta dessa questão sanitária. Agora,  com a vacinação,  há a possibilidade desse reencontro. A Biblioteca Parque do Governo do Estado é um ótimo lugar pra gente se encontrar, ouvir histórias,  ter acesso de novo aos livros e aos contadores de histórias. É um prazer enorme estar nessa ação da dobradinha do Sesc com o Governo do Estado, da gente estar aqui reencontrando a comunidade e as crianças – disse o artista visual Warley Goulart, do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias.  

Na Quadra do Mosquito, no Jacarezinho, teve pinturas, brincadeiras e música. Uma unidade do Detran foi improvisada na comunidade. A pequena Maria Eduarda Gomes Pedro, de apenas sete anos, já sabe a importância de se tirar a identidade.

– Ah, eu me senti muito importante de estar tirando esse documento. Hoje eu estou muito feliz com a ação social do Detran pra fazer a minha identidade, que eu já fiz, né, pra eu poder estudar – conta Maria Eduarda, que precisava do RG para se matricular na escola.

O governador Cláudio Castro se orgulhou de levar a tanta gente dignidade e alegria com as ações sociais do Cidade Integrada.

– O Estado está mais uma vez dentro das comunidades do Jacarezinho e da Muzema cumprindo o seu papel de fazer a diferença na vida dessas pessoas. É uma alegria saber que estamos levando dignidade através da emissão da identidade, da carteira de trabalho, da habilitação para o casamento, da regularização fundiária, entre outras atividades que impactam de forma positiva a realidade dos moradores – ressaltou o governador, que ainda expressou a alegria em ver a criançada se divertindo, além de receber a vacina contra a Covid-19 e tratamento odontológico.

Representantes do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), responsável pelo processo de regularização fundiária, também marcaram presença na região.

O ajudante geral de condomínio, Aparecido França Neri, de 51 anos, mora há sete anos na Muzema e agora acredita que seu sonho de moradia finalmente vai se tornar realidade.

– A pessoa que mora aqui não se sente segura e fazendo essa regularização nos dá uma tranquilidade. Estou muito feliz em poder regularizar minha casa, pois quero trazer minha filha de 17 anos para morar comigo. Ela vive no Paraná e tendo esse documento me sinto mais seguro para trazê-la – explicou.

Para a dona de casa Angela de Azevedo, o cadastro no Iterj é mais do que ter uma moradia reconhecida, é passar a existir.

– Nunca tive um comprovante de residência e agora vou ter um imóvel no meu nome e isso é muito importante. A residência estar registrada facilita a nossa vida, até para comprar alguma coisa, pra tudo se pede o endereço onde você mora e agora eu moro em algum lugar que vai passar a existir. Eu estou muito feliz. Eu esperava isso há muitos anos, passei a minha infância esperando por isso acontecer e agora com o Cidade Integrada eu vejo o sonho se realizar. Graças a Deus e ao Governo do Estado – disse.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*