Comissão da Alerj debate centenário e trabalho da UFRJ durante a pandemia

A Comissão de Ciência e Tecnologia da ALERJ, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), promove hoje (29-04), às 10h, o debate virtual “UFRJ: centenário de glórias e luta contra a pandemia”, através de videoconferência on line. Participarão das discussões, além do parlamentar, a Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, e o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), deputado André Ceciliano (PT).

De acordo com Waldeck, promotor do evento, é preciso evidenciar o trabalho realizado pela UFRJ, durante a pandemia e ao longo de sua história de cem anos. “A universidade tem importantíssimas contribuições na formação de quadros para a ciência brasileira e no desenvolvimento tecnológico do país. Vamos fazer um balanço específico das múltiplas ações que a universidade vem desenvolvendo para ajudar no combate ao coronavírus em diferentes setores”, afirmou o deputado.

Na Alerj, projetos de combate à Covid-19 têm sido votados. Foram 463 projetos apresentados, todos relacionados ao coronavírus desde o início da pandemia. Catorze deles viraram leis e outros 44 já foram aprovados em plenário. Segundo Ceciliano, entre eles há projetos de proteção às pesquisas e atuação das instituições no campo científico. “É muito importante, num momento crítico como esse que estamos vivendo, debater o campo da ciência e valorizar as instituições. O debate é muito importante para que vidas sejam preservadas. Isso inclui as instituições que atuam em prol da vida”, declarou o presidente da Alerj.

É o segundo debate do ciclo “Ciência e Soberania Nacional”, promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj. O primeiro, ainda presencialmente, ocorreu em novembro do ano passado, no Instituto Pereira Passos (IPP), em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, com o tema “Sistema Elétrico Brasileiro”.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*