Uber pretende testar carro voador no Brasil em 2020

Foto: Aline Batista

Além do piloto, o carro comporta mais quatro passageiros e é possível conhecê-lo no escritório da Uber na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos

A empresa Uber possui um projeto chamado UberAIR, cujo objetivo é trazer carros voadores para o transporte urbano. Os usuários poderão solicitar o serviço da mesma forma que já fazem no aplicativo de corridas. Para tirar a ideia do papel e transformá-la em realidade, a empresa está trabalhando em parceria com outras companhias que visam o desenvolvimento dos veículos, que terão que submeter-se a uma série de avaliações estabelecidas pela Uber.

A empresa afirmou que pretende iniciar os testes no ano que vem, incluindo aqui no Brasil, para que a estreia oficial do serviço aconteça em 2023. As cidades brasileiras com maior potencial para receber este tipo de serviço são Rio de Janeiro e São Paulo. Para os veículos participantes, a empresa prevê velocidades entre 240 hm/h e 320 km/h, além de autonomia para 60 milhas (96,5 km).

Vale ressaltar que o protótipo encontrado no escritório em São Francisco, nos Estados Unidos ainda não funciona e foi desenvolvida em parceria com a Safran, uma companhia francesa que atua no ramo da aviação. É apenas um veículo idealizado para as pessoas que trabalham no projeto possam ter uma noção de como o carro voador deve funcionar e testar seus futuros recursos. É um passo muito importante para que a Uber possa estabelecer critérios, visto que serão outras empresas a criar os veículos.

Aqui no Brasil, a empresa que fabricará os veículos voadores será a Embraer. Segundo Mark Moore, diretor de engenharia para aviação da Uber, algumas empresas parceiras já começaram os testes para avaliar a capacidade de voo de seus veículos, mas ele ainda não pode revelar em quais lugares isso vem sendo feito.

O carro voador possui lugar para quatro passageiros, além do piloto. Como medida de segurança para que não haja distrações por parte do piloto, este ficará separado por um vidro. Ao todo, o veículo possui seis portas. Três de cada lado. O assento é semelhante ao de um helicóptero e foi pensado para veículos de decolagem vertical (eVTOL).

Um dos detalhes mais interessantes está relacionado ao cinto de segurança. Será bem apertado para que os passageiros fiquem em segurança ao longo do trajeto. Na parte de trás, há um espaço para bolsas, pois não será possível carregar objetos no colo. O carro terá também um limite de peso e a bagagem deverá ser pequena.

Para o chefe do projeto Uber Elevate, Eric Alisson, o Uber Copter, serviço de corrida de helicóptero disponível em Nova York, nos Estados Unidos, está oferecendo alguns aprendizados para a companhia. Um deles se refere aos motoristas, que deverão ter conhecimentos especiais para pilotar um carro voador.

O UberAIR é mais um projeto que fortalece o posicionamento da Uber como uma empresa de mobilidade urbana. Além das corridas tradicionais, a empresa vem investindo em outros tipos de recursos que concentram várias opções de transporte, como bicicletas elétricas e patinetes.

Outras novidades incluem o Uber Transit, recurso que exibe o transporte público em tempo real e já está disponível na cidade de São Paulo. Sem contar o projeto de carro autônomo, que assegura a economia de tempo e espaço em corridas solicitadas pelo aplicativo.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*