Rio de Janeiro participa de Hackathon Global da NASA

Participantes vão trabalhar com código aberto disponibilizado pela entidade norte-americana

Entre os dias 2 e 3 de outubro, o Pólen, polo de inovação da Unisuam, irá sediar no Rio de Janeiro, o evento “NASA International Space Apps Challenge”. A atividade, idealizada pela entidade científica americana, é um hackathon, modelo disruptor de projeto que reúne profissionais de diferentes áreas do saber em uma maratona focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para diferentes demandas. O Space Apps vai acontecer simultaneamente em dezenas de países. No Brasil, além do Rio Janeiro, a maratona também vai ocorrer em São Paulo e em Brasília. Os participantes poderão se reunir em equipes de até 6 membros para executar uma das 28 diferentes propostas de desafios da organização.

O evento tem início previsto para sábado (2) e os integrantes podem varar a madrugada desenvolvendo seus trabalhos. Entre os temas, é possível escolher desde a criação de jogos educativos ou modelos 3D interativos, que simulam um pouso na Lua ou em Marte ou o projeto de um sistema de produção agrícola, capaz de atender às necessidades nutricionais de uma tripulação que viaje até Marte e volte à Terra. Toda a dinâmica será realizada através de um código aberto disponibilizado pela própria NASA.

Apesar do que muitos podem imaginar, por se tratar de um hackathon, o objetivo principal do projeto não envolve apenas o desenvolvimento de softwares, mas também, a criação de ideias com grande potencial de impacto positivo para a ciência e para a humanidade.

Podem se inscrever interessados com mais de 18 anos, participantes abaixo desta idade precisam que seus responsáveis legais realizem suas inscrições e que os acompanhem ao longo de toda a jornada do evento. 

A participação em um grupo não é obrigatória, mas a entidade estimula a importância do trabalho coletivo na busca por resultados bem sucedidos. Além disso, aqueles que não possuem repertório técnico podem se aliar a profissionais que tenham conhecimento no assunto tratado. Os participantes que optarem por trabalhar em equipe, deverão informar, na ficha de cadastro, o membro que definiram como líder do grupo. O prazo de entrega do projeto será no domingo (3) à meia noite, baseado no horário local no qual este indivíduo se situa. 

Responsável pelo do evento no Brasil, antes e durante a realização da maratona, o Pólen vai se encarregar de fazer a triagem dos inscritos, divulgar os vídeos informativos e fornecer a equipe de funcionários. Já a banca de avaliação, também será organizada pela instituição e o resultado será divulgado na quarta-feira (6). O certificado, por sua vez, é oferecido pela NASA.

NASA International Space Apps Challenge

Quando: 2 de outubro, às 9h, até 3 de outubro à meia noite.

Inscrições: Através do formulário

Quanto: Gratuito

Neste ano de 2021, a edição “NASA International Space Apps Challenge”, definiu seu tema como “The Power of Ten” (O Poder dos 10).

Sobre a  Pólen

O Pólen é o polo de inovação da UNISUAM, o Centro Universitário Augusto Motta, localizado no Rio de Janeiro. Formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais, a instituição tem como objetivo ajudar a transformar ideias em negócios reais e rentáveis, através de: mentorias, consultorias, treinamentos, desenvolvimento de networking e outros pontos fundamentais na carreira de qualquer empreendedor.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*