RaiaDrogasil apoia expedição mundial Voz dos Oceanos, liderada pela Família Schurmann

Iniciativa reforça os valores de vida saudável na embarcação e está alinhada às metas de sustentabilidade do grupo

A RD-RaiaDrogasil acaba de se juntar à Família Schurmann na luta contra a poluição dos mares, como uma das patrocinadoras da expedição mundial Voz dos Oceanos. Com o apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), durante dois anos, a família de velejadores e tripulação passarão por cerca de 65 destinos nacionais e internacionais, entre o Brasil e a Nova Zelândia.

O apoio da RaiaDrogasil à Voz dos Oceanos dialoga com as metas de sustentabilidade que a companhia promove. Em maio de 2021, a Rede apresentou seus oito objetivos e 35 compromissos de sustentabilidade para 2030, divididos em três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis.

“É com muita alegria que anunciamos esta parceria para corroborar as vozes que ecoam em prol dos nossos oceanos. Estar a bordo com a Família Schurmann é parte de um caminho rumo à sustentabilidade que vem sendo trilhado em toda a nossa história, e está profundamente integrado ao nosso propósito e à estratégia de negócios da empresa, de modo a trabalhar práticas ambientais, sociais e de governança, para colocar a sustentabilidade no centro do nosso negócio”, ressalta       Giuliana Ortega, diretora de Sustentabilidade da RaiaDrogasil.

Descarte Consciente

Uma das ações da RD, já em andamento com a expedição, se dá por meio do programa Descarte Consciente. Trata-se de coletores dedicados ao depósito de medicamentos vencidos ou em desuso pela população. O material recebido é encaminhado para sua correta destinação, a incineração, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais e de saúde. 

Com um coletor de Descarte Consciente instalado no veleiro Kat, a Voz dos Oceanos ganha um importante aliado na conscientização ambiental. 

O programa de Descarte Consciente da RD existe há mais de dez anos, o que torna o grupo pioneiro em logística reversa de medicamentos no varejo farmacêutico. Hoje participam do programa mais de 2000 farmácias das bandeiras Droga Raia e Drogasil, localizadas em todos os estados do Brasil. Trata-se da maior iniciativa do setor do varejo farmacêutico, e que contribuiu com o fortalecimento da Política Nacional de Resíduos, regulamentada pela Lei 12305/10.

Expedição 

A iniciativa Voz dos Oceanos busca conscientizar pessoas em todo o mundo sobre a necessidade de ações urgentes para a preservação das águas, bem como trazer à tona soluções inovadoras para combater esse problema. O projeto, iniciado em 2021, pretende engajar cientistas, ambientalistas, empreendedores, ONGs e governos para reverter o cenário da destruição dos mares, de modo a promover e implementar ações de empreendedorismo e educação nessa área. O itinerário projetado inclui alguns pontos dos oceanos onde os mais variados itens de plástico se acumulam, vindos de diferentes partes do mundo, por meio das correntes marítimas. 

A parceria com a RaiaDrogasil rendeu à expedição uma farmácia a bordo, por meio de doações de medicamentos, itens de primeiros socorros e remédios OTC (over the counter, “sobre o balcão”, em tradução livre), ou seja, produtos de venda livre na farmácia, para os quais não é necessário apresentar receituário médico, bem como o fornecimento de testes de covid-19.

“O desafio dos plásticos nos oceanos é uma questão que vai muito além da tartaruga e do golfinho, por exemplo. É vida humana que também está em jogo”, alerta David Schurmann, CEO da Voz dos Oceanos. “Ter a bordo uma empresa como a RaiaDrogasil, dedicada à saúde e ao bem-estar das pessoas e engajada na causa dos oceanos nos deixa ainda mais animados, pois a Voz dos Oceanos vai além da nossa família. Esse é um movimento coletivo de transformação, que engloba empresas com propósito e iniciativas ESG”, completa David.

Sobre a companhia – A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, o grupo tem acelerado, desde 2020, sua estratégia de saúde, com aquisições de startups e o lançamento da Vitat, ecossistema de saúde integral que promove serviços e programas focados em alimentação saudável, exercícios, sono, saúde mental e promoção da saúde.

O grupo também possui as marcas próprias Needs, Vegan by Needs, Nutrigood, Triss e Caretch. Com presença em todos os Estados, a empresa conta com 2.500 farmácias distribuídas pelo País e prevê a abertura de 260 farmácias em 2022. Em sua estratégia de ESG (ambiental, social e governança), a RD tem como meta ser a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil, com ações divididas em três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis.

A RD ainda é signatária da ONU Mulheres (e dos Sete Princípios de Empoderamento Feminino); membro fundador da Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis); membro do Movimento pela Equidade Racial (Mover); do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+; e do Women on Board.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*