Professores do Programa Orquestra nas Escolas participaram de encontros de conhecimentos

Durante 15 dias, professores e equipe pedagógica do Programa Orquestra  nas Escolas, da Prefeitura do Rio, participaram de encontros de capacitação e integração

As atividades foram desempenhadas na Escola Municipal Orsina da Fonseca, na Tijuca, com especialistas de todo Brasil para dividir conhecimentos através de roda de conversas e oficinas práticas de vivência e sensibilização.

Para a coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, “recomeçamos nossas atividades em 2019 com expectativas renovadas pela inspiração desses mestres incríveis, cheios de generosidade que dividiram suas práticas, tecnologias educacionais experimentadas e que têm feito a diferença na vida de inúmeras crianças e jovens em todo o Brasil”.

Os educadores e gestores do Programa Neojiba – Núcleo Estadual de Orquestras Jovens e Infantis da Bahia mostraram suas experiências através de uma tecnologia socio-educacional de sucesso com ensino e prática musical coletiva. Este programa faz parte de uma das ações prioritárias do governo da Bahia cujo objetivo é o desenvolvimento e integração de crianças, adolescentes e jovens.

Os músicos do grupo paulistano Barbatuques apresentaram diversas oficinas, entre elas a ‘Utilização do corpo como instrumento musical’. Através do tema, os educadores exercitaram a criatividade e perceberam as possibilidades diversas por intermédio do próprio corpo.

Foram 40 horas ofertadas à Formação dos professores, instrutores e estagiários do Programa. Aulas e oficinas sobre a música nordestina, técnicas pedagógicas, práticas de regência e principalmente sobre inovação, que para Moana Martins é a capacidade de colocar em prática aquilo que é possível, realizável, efetivo e nesse sentido.

O programa possui uma equipe de aproximadamente 150 profissionais, entre educadores e estagiários, e esteve presente em 45 escolas atendendo a mais de 11 mil alunos da rede municipal do Rio.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*