Primeira negra da América Latina a chegar ao topo do Everest encara novo desafio em expedição na Bolívia

Aretha Duarte, atleta apoiada pela Moove, parte para novo desafio na Cordilheira dos Andes

Primeira mulher negra latino-americana a chegar ao cume do Everest, Aretha Duarte, embarca nesta sexta-feira (15) para um novo desafio, dessa vez na Bolívia. A expedição, operada pela Grade6 e com mini doc EESG patrocinado pela Moove – empresa do Grupo Cosan detentora dos direitos de comercialização dos lubrificantes Mobil no Brasil – será para o topo do Vulcão Sajama, na Bolívia.

O Parque Nacional, onde está localizado o Vulcão Sajama fica no estado de Oruro, a aproximadamente 4 horas da capital La Paz. Também conhecido como Nevado Sajama, o local é o monte mais alto da Bolívia, na Cordilheira dos Andes, com 6.542 metros de altitude.

Antes de encarar montanhas desafiadoras, Aretha venceu muitos desafios. Nascida e criada no Jardim Capivari, periferia de Campinas (SP), a atleta foi a única pessoa da família a concluir o ensino superior. Foi durante a faculdade de educação física que ela conheceu o montanhismo e passou meses se esforçando diariamente captando recursos para a expedição que a levou ao Monte Everest, um sonho que custou quase R$400 mil. Com o apoio da família, amigos e o auxílio das redes sociais, mais de 500 quilos de material reciclável eram juntados por dia e em março de 2021, a arrecadação chegou a 130 toneladas, aproximadamente 35% do investimento necessário para subir a montanha. Com a realização de bazar, rifas, vaquinha on-line e a formação de uma rede de apoio, o objetivo de Aretha chegou ao conhecimento de marcas como a Moove, empresa que apoia e valoriza pessoas que se movem e mobilizam a sociedade e todos ao seu redor para realizar seus sonhos.

Para Moove, acompanhar mais uma expedição da atleta é uma satisfação. “Esta parceria está totalmente conectada com a nossa cultura e nosso propósito de mover pessoas e negócios do jeito certo para todos. A Aretha é uma inspiração para Moove. Uma mulher negra, latino-americana e de periferia que sonhou grande, realizou seu sonho e está escrevendo sua história. A Moove como tem muito orgulho de fazer parte e incentivar a construção desta história pois queremos que cada vez mais mulheres como ela possam servir de inspiração e referência para tantas outras.”, afirma Alexandra Sabiá, diretora global de Pessoas&Cultura.

Momentos da jornada serão compartilhados nas redes sociais da companhia e poderão ser acompanhados pelo link (www.linkedin.com/company/moovelub).

Sobre a Moove 

Com origem brasileira e atuação internacional, a Moove é uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil. Com presença na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Parte do Grupo Cosan, a companhia, por meio de seus produtos e serviços, movimenta diversos segmentos como o automotivo, agrícola, aéreo, naval e industrial.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*