Portas Históricas: Cor e Arquitetura

Viajando pela Europa, conhecendo cidades históricas na Espanha, Portugal, Roma e nas encantadoras cidades Irlandesas como Dublin, Waterford, Cork e Belfast, muitas coisas me chamaram a atenção.

Mas teve algo que me impressionou à primeira vista: as Portas Coloridas das Casas. É isso mesmo, parece estranho, mas me chamou muita atenção não só pelas cores diversas, mas também pelo tipo de arquitetura.

Diferenciando o público do privado e demarcando a privacidade do indivíduo, a porta de entrada de uma residência vai muito além de funcionalidade e proteção, elas carregam uma enorme bagagem arquitetônica, sociocultural, econômica e sensorial, permitindo que transpareça o modo de vida de seus moradores.

Na arquitetura, as portas, assim como o estilo das construções, é mais que uma função estética, elas são marcadas por suas épocas, ou seja, uma porta do período colonial, não será igual projetada durante o período modernista, mas esta mistura de estilos e épocas, é maravilhosamente possível com bom senso e bom gosto. 

Seja em madeira com detalhes em ferro, vintage com muito caráter, tudo  varia de acordo com seu segmento. As portas coloridas marcam um diferencial em qualquer época. 

Incrementando com a natureza e flores especiais, com estilo e  desenho, somos remetidos aos séculos passados dentro de um cenário romântico e envolvente,  trazendo uma maravilhosa vista de boas vindas, alegria e aconchego. 

As portas coloridas são literalmente uma obra de arte. É um encontro que vai da arquitetura barroca, passando pelo gótico e invadindo o moderno.

Ver as fotos a seguir, fará você desejar ter uma porta colorida na entrada de sua casa.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*