Por que devo me proteger no carnaval?

Por: Dra. Paola Alexandria Magalhães / PhD em Ciências Programa Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública – USP

Quando pensamos em carnaval, pensamos em festa, alegria, folia, risadas. O carnaval faz parte da nossa cultura e é uma das épocas mais esperadas do ano, para os brasileiros. Mas será que pular o carnaval pode nos trazer perigos?

Infelizmente a resposta é SIM!

Durante o carnaval, corremos vários riscos físicos – quando digo físicos, quero dizer riscos relacionados ao nosso próprio corpo, causados por nós mesmos.

Podemos nos ferir com vidro, adquirir queimaduras pelo excesso de sol ou até mesmo por fogos de artifícios, alergias pelo uso de maquiagens e cosméticos, desidratação pelo excesso de consumo de bebidas alcóolicas ou por esquecer de tomar água durante a farra nos bloquinhos de carnaval; intoxicação alimentar, e também podemos ser contaminados por doenças sexualmente transmissíveis, Hepatite, entre outras coisas.

Até para este momento de descontração e alegria temos que nos preocupar com nossa saúde.

Use sapatos confortáveis, mas certifique-se de que eles protegem seus pés contra possíveis cacos de vidros que podem haver pelas ruas. Evite ficar próximo de áreas com fogos de artifícios para evitar acidentes. Caso aconteça algum acidente com caco de vidro ou outro objeto perfuro-cortante, não o retire, apenas cubra-o com um pano limpo ou gazes e procure um serviço de pronto atendimento.

Vai se fantasiar e se maquiar, tome cuidado! Procure utilizar maquiagens hipoalergênicas e não compartilhe suas maquiagens com outras pessoas, pois vírus, fungos e até bactérias podem ficar retidos em pinceis ou batons e você pode ser contaminado inclusive com Hepatite (o que ocorre em casos no qual haja microfissuras e micro gotículas de sangue, imperceptíveis à olho nu). Caso perceba que após se maquiar sentiu ardor, vermelhidão, coceira, lave com água fria e sabonete neutro em abundância, e procure um serviço de saúde assim que possível.

Se você está na praia, tome cuidado com a exposição excessiva ao sol durante os horários de pico e use protetor solar. Além disso, se você está na praia em algum bloquinho ou mesmo na rua junto à foliões, lembre-se de hidratar-se, e quando digo hidratar-se, me refiro a beber água ou isotônicos para repor os íons do organismo perdidos por meio do suor.

Comeu algo que não lhe caiu bem? Teve diarréias, vômito e febre, pode ser uma intoxicação alimentar. Procure hidratar-se e vá a um serviço de pronto atendimento para tratamento adequado.

Mas e as doenças sexualmente transmissíveis? E a Hepatite? Há risco? Sim! Use camisinha e lembre-se que hepatite pode ser transmitida por meio de beijo em casos de microfissuras na boca ou micro gotículas de sangue. Assim também ocorre com o vírus da Herpes.

Vamos apreciar e curtir o carnaval! Mas não nos esqueçamos da nossa saúde, que deve estar em primeiro lugar!

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*