População unida na preservação da Lagoa Rodrigo de Freitas

Soltura de caranguejos e plantio de  mudas foram algumas das ações promovidas pela Águas do Rio com o biólogo Mario Moscatelli, neste sábado

Roberto, Aroldo, Júlia, Rebeca. Estes são os nomes dos novos moradores da Lagoa Rodrigo de Freitas. Ou melhor, de alguns dos caranguejos que foram soltos às margens da lagoa no evento deste sábado, 22, em comemoração a um ano da parceria entre o biólogo Mario Moscatelli e Águas do Rio. Crianças e adultos foram orientados a batizarem os animais que  passam a viver neste ecossistema que está se recuperando de um histórico de degradação. A população também contribuiu no plantio de 33 mudas de espécie nativa em menção ao período em que o biólogo se dedica a cuidar deste lugar.

– Acho que a população precisa fazer a sua parte, na preservação do meio ambiente. Já participei de alguns replantios e fiz questão de vir participar desse evento. É uma alegria muito grande estar aqui – disse o médico Sidney Teixeira, de 27 anos, morador da Tijuca. 

Assim como ele, outras pessoas que passavam pelo local se uniram como voluntários ao trabalho que vem sendo feito há um ano por profissionais da Águas do Rio, concessionária que apoia a iniciativa do biólogo.


–  O nosso trabalho não se resume a coletar e tratar esgoto. Queremos também tocar o coração das pessoas, e temos profissionais diariamente cuidando deste lugar, com a equipe do Moscatelli. Em um ano de operação, já existem sinais visíveis de melhorias na qualidade da água da Lagoa, resultado do trabalho que a concessionária está fazendo para retirar as contribuições irregulares de esgoto que comprometem o desenvolvimento natural da lagoa. E o que estamos fazendo aqui também vai acontecer com a Baía de Guanabara – afirmou o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, que esteve presente com a família nesta ação.

Apoio ao Projeto Manguezal da Lagoa

– Temos visto muitas espécies que não apareciam há décadas por aqui. É o caso do colhereiro, uma ave linda. Recentemente, vimos a garça-azul também. E essas espécies estão voltando a frequentar a Lagoa em decorrência da melhora da qualidade da água e do trabalho de recuperação do mangue – disse Mario Moscatelli.

A parceria entre a Águas do Rio e a Manglares Consultoria Ambiental, do biólogo Mario Moscatelli, foi firmada em outubro de 2021. Com apoio da concessionária, um time de profissionais da área ambiental se dedica à proteção do manguezal e dos animais que vivem ali, atuando no controle de pragas, replantio de espécies e limpeza das margens. A criação de campanhas de educação ambiental também faz parte do escopo.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*