Pandemia diminui a procura por exames ginecológicos em até 50%

Foto: Kelsey Vere - Pixabay

Na intenção de se proteger contra o novo coronavírus, muitas mulheres têm adiado os exames preventivos. A prevenção, nada mais é, do que um acompanhamento precoce, são medidas para evitar o surgimento de doenças ginecológicas benignas ou malignas. Um dado publicado pela SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), antes da pandemia (2019), mostra que mais da metade das mulheres brasileiras (52%) já não realizavam o papanicolau – tradicional exame ginecológico de prevenção a esse tumor.

Segundo o relato de especialistas, esse número aumentou pois muitas mulheres preferiram adiar os exames neste período. Outro levantamento afirma a falta feminina nos consultórios. O Radiologista da Clínica Villela Pedras, Dr. Augusto Villela Pedras, responsável pelos exames ginecológicos de imagem na clínica, afirma que a realização de imagens diagnósticas teve importante queda durante a pandemia, e nos exames de *ultrassonografia e tomografia, houve uma redução de até 50%. Também a   ginecologista do Vida-Centro de Fertilidade, Alessandra Evangelista, explica que estar com os exames ginecológicos em dia é muito importante.

“A paciente saber que não tem nenhuma alteração no colo do útero, na cavidade uterina, nas mamas, é essencial. O corpo feminino tem suas alterações cíclicas e também dá sinais do bom e do mau funcionamento. Então uma cólica forte pode ser sinal de endometriose, alterações menstruais podem sugerir miomas ou mesmo alterações hormonais. Portanto estar em dia com a saúde e conhecer seu corpo é fundamental”, ressalta a especialista. Ainda segundo a ginecologista, a consulta com um especialista deve ser feita anualmente.  

O Ministério da Saúde adverte a primeira coleta de preventivo aos 25 anos e após dois exames normais a mulher pode espaçar o exame. Assim como a mamografia deve ser realizada apenas aos 50 anos de maneira rotineira. “O primordial, sem dúvida, é a coleta de preventivo e a mamografia”, afirma a médica. Na hora de escolher a clínica ou hospital, para a realização de exames, o Dr. Augusto Villela aconselha que as pacientes observem os cuidados com higiene, limpeza, bem como a aglomeração na recepção e sala de espera. 

Ambos alertam para a importância de manter os exames ginecológicos em dia para evitar agravamentos na saúde e manter todos os cuidados preventivos!

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*