Odontomóvel: 405 atendimentos realizados no primeiro mês em atividade

Foto: Pixabay

PAM Neves recebe equipamento odontológico

Reativado há um mês pela Subsecretaria de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, o Odontomóvel – Unidade Móvel Odontológica – segue auxiliando a realização de atendimentos odontológicos à população, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no PAM Neves, e permanecerá no local por tempo indeterminado.

Nesse período, o Odontomóvel já realizou 405 atendimentos e possui 98 pacientes com uma equipe de duas dentistas e uma auxiliar. O horário de atendimento é sempre de segunda a quinta-feira, de 8h às 17h. Já aos sábados, são realizados serviços sociais em escolas, igrejas e instituições para orientação de higiene oral, técnicas de escovação e aplicação de flúor. 

“O objetivo do Odontomóvel é trabalhar em unidades de saúde que ainda não têm consultório dentário, aumentando o acesso dessa população ao serviço de saúde bucal. Além disso, já realizamos seis ações sociais com o Odontomóvel instruindo as pessoas sobre a prevenção de doenças que podem começar pela boca, ensinando sobre escovação correta e manutenção da higiene bucal e encaminhando para as unidades de Saúde da Família. No último fim de semana, nós realizamos um evento com mais de 500 pessoas e foi um sucesso”, comentou  Dr. Paulo Alberto Nascimento, subsecretário de Odontologia.

Após os primeiros atendimentos e avaliações realizados pelo Odontomóvel, dependendo da necessidade, o paciente é encaminhado para um especialista do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), que tem unidades no Barro Vermelho e Neves. Atualmente, o município possui ao todo 120 consultórios odontológicos em Unidades de Saúde da Família (USF), 104  equipes que trabalham na Atenção Primária em Saúde, três Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) localizadas no Pacheco, Nova Cidade e o Pronto Socorro Central, no Zé Garoto, além dos Centros de Especialidade Odontológica (CEO). 

“Hoje nós temos 69% de cobertura da Atenção Básica, então estamos trabalhando em um planejamento para aumentar as equipes nos polos de atendimento. Tivemos uma reformulação na nova gestão, onde atualmente conseguimos contemplar outras unidades, e trabalhando junto à Secretaria de Odontologia vamos avançar ainda mais nesses serviços odontológicos oferecidos aos gonçalenses”, disse Maike Melo, subsecretário da Atenção Básica. 

Para agendamento é necessário comparecer ao Centro de Especialidade Odontológica (CEO) com identidade e carteirinha do SUS. Os atendimentos estão respeitando todos os protocolos de higiene da Covid-19 durante os atendimentos odontológicos.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*