Observatório Fluminense lança relatórios semanais sobre a situação da Covid-19

Portal Covid-19 é uma iniciativa independente para responder a algumas das demandas geradas pela pandemia da COVID-19. Buscando monitorar o progresso de casos e mortalidade, fazer previsões confiáveis e desenvolver material informativo para a população. 

Além de gráficos diários de regiões do país, da America Latina e comparativo com outros países, semanalmente é disponibilizado um relatório com considerações, análises e recomendações referente aos estudos realizados pelo observatório e gráficos elaborados. Desde o início do trabalho até o momento 8 relatórios já foram disponíveis. 

O Oitavo relatório do Observatório Fluminense aponta que se o Rio de Janeiro fosse um país estaria hoje na sétima posição no ranking dos países com 567 mortos por millhão de habitantes. As considerações dos pesquisadores disponibilizadas dão conta que o estado do Rio de Janeiro é o segundo da federação tanto em números de casos quanto em números de mortes acumuladas, além de registrar a pior letalidade, considerada pela razão entre óbitos e casos confirmados. O estudo atribui o elevado número da letalidade, em grande parte, a uma gigantesca subnotificação e a baixa testagem na população.

Na América Latina,  países como Cuba, Equador e Uruguai conseguiram conter o contágio, diferente do Brasil, Bolívia, Chile, Colombia, México, Panamá e Peru. 

Com base no estudo o relatório também traz recomendações como a importância da testagem incluir na amostra, se possível, indivíduos de diferentes grupos epidemiológicos e que aqueles identificados como contaminados no passado sejam separados dos novos contaminados para que os números reflitam para a população um retrato adequado da epidemia. Além da necessidade das medidas de reaberturas considerarem uma premissa básica: a redução do número de casos.

Os relatórios podem ser ser encontrados no link: https://www.covid19rj.org/relat%C3%B3rios

As redes sociais do portal são: @portalcovidrj

Covid-19: Observatório Fluminense

@portalcovid19rj

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*