O macro problema dos microplásticos

A “era do plástico” trouxe diversos benefícios, mas também problemas significativos, incluindo o acúmulo de microplástico no organismo

Cientistas americanos detectaram pela primeira vez micro e nano plásticos em órgãos e tecidos humanos, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Arizona, nos EUA. Todos os participantes apresentaram o material em órgãos como baço, fígado, rins e pulmões. Um dos compostos encontrados em 100% das amostras é o Bisfenol A, conhecido como BPA, muito presente na fabricação de recipientes de alimentos e copos promocionais.

No Brasil, o material não pode ser utilizado na composição de utensílios para bebês, como mamadeiras, mas são muito comuns em copos de eventos no geral e festivais, baldes de pipoca comemorativos e potes para armazenamento de comida.

A consultora de organização Carolina Ferraz da empresa @ondeeudeixei, diz que é comum encontrar o material na cozinha dos seus clientes e muitas vezes eles são carregados de carinho e apego. “Geralmente representam um momento especial que viveram ou elementos da cultura pop, como filmes e personagens, com os quais se identificam.”

Uma forma de evitar riscos à saúde e ainda manter esse objeto é transformá-lo em organizadores repletos de significado. “Baldes de pipoca podem acomodar materiais altos como papel alumínio e toalha. Copos temáticos são perfeitos para organizar canetas sobre uma bancada, pincéis de maquiagem e escovas de dentes sobre a pia. Potes quadrados transformam-se em divisórias e organizadores divertidos de gavetas e de materiais na área de serviço.”

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*