O destaque de Rafael Lima na Função de Instrutor e Treinador de Karatê

Foto: Arquivo Pessoal

Entre seus atletas de renome estão Diego Leal, Vinicius Farias e Iara Santos

Sempre abordando com orientação para o progresso, o sensei Rafael Lima de Almeida está se preparando para um novo desafio. Portador da graduação de 3º dan concedida pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e pela Federação Paulista de Karatê (FPK), o residente de São Paulo ganhou destaque pela trajetória que percorreu como educador e treinador. 

Há 11 anos, ele vem ministrando aulas e, em 2016, teve a oportunidade de lecionar em um projeto social voltado para as comunidades carentes de São Paulo. “O propósito era tirar crianças e adolescentes da ociosidade das ruas. Entre centenas de alunos que passaram por minhas orientações, três deles – Diego Leal, Vinicius Farias e Iara Santos – destacaram-se de maneira positiva no mundo do Karatê. Eles começaram como faixas brancas e não possuíam nenhuma compreensão dos princípios marciais. No entanto, sob minha supervisão como treinador, conseguiram alcançar importantes títulos nacionais de Karatê e até mesmo bolsas de estudo em faculdades”, relata.

Dentre os resultados desse engajamento social, esses alunos sobressaíram no competitivo universo do Karatê. Os atletas conseguiram conquistar significativos títulos nacionais, tais como os Campeonatos Paulistas de Karatê e o Universitário, bem como bolsas de estudo em instituições de ensino superior. Além disso, o atleta Vinicius Faria é também instrutor da “arte das mãos vazias” no Clube Palmeiras.

Rafael obteve suas primeiras instruções de Karatê através de seu pai, o também sensei Jair Pedro de Almeida, aos cinco anos de idade. Desde então, não cessou de encher a família de orgulho. Rafael Lima de Almeida conquistou os títulos de tetracampeão paulista, bicampeão brasileiro universitário – duas vezes vice-campeão desse mesmo torneio, bicampeão brasileiro – quatro vezes vice-campeão, quatro vezes vice-campeão paulista, três vezes medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro Universitário, duas vezes medalhista de bronze no Campeonato Paulista, campeão regional e vice-campeão regional.

O educador é habilitado para avaliar outros faixas pretas e arbitrar competições de Karatê, entretanto, informou que seu propósito é expandir o alcance do ensino marcial.

“Ser um grande mestre não se resume a oferecer aulas sobre as técnicas específicas da nossa arte, mas sim, apresentar bons exemplos para além dos tatames. Que o dojo seja o paradigma que nossos alunos levem consigo ao longo da vida. É para isso que nasci”, reforça. No Karatê, Rafael é movido pelo seguinte lema: “Empenhar-se na formação do caráter, ser fiel ao verdadeiro caminho da razão, cultivar a intenção de esforço, respeitar todos acima de tudo e conter o espírito de agressão”. De acordo com ele, um professor deve compreender a essência das artes marciais.

“Não se trata apenas de saber aplicar socos ou chutes com destreza; é também transmitir o respeito pelo próximo e manter sempre a humildade para aprender, mesmo que a outra pessoa seja um faixa branca”, reflete.

RAFAEL NO PÓDIO CAMPEÃO BRASILEIRO
Rafael com alunos do Projeto Social
Aluno Diego com medalha de Bronze
Alunos Diego, Vinicius e Iara

Informações de Contato:

E-mail: rafaellimadealmeida@yahoo.com.br

Facebook: Rafael Lima de Almeida

Instagram: @rafaalmeida0

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*