O autoconhecimento e o perfil comportamental no desenvolvimento humano

Foto: Pixabay

O autoconhecimento é uma palavra muito comentada nos dias atuais. É bastante dita por psicólogos, terapeutas e profissionais das mais diversas áreas. De acordo com a mentora Priscila Caminha, este termo significa o conhecimento de si mesmo e é fundamental para desenvolver pessoas e identificar perfis comportamentais.

“É uma investigação a respeito de você, buscando conhecer quais são suas características marcantes, o que gosta e não gosta, quais sentimentos vivência, onde está e onde deseja chegar, o que deseja conquistar em sua vida. É um mergulho diário e necessário para quem deseja se desenvolver pessoal e profissionalmente. Alcançar o desenvolvimento pessoal significa alcançar a autorrealização. E aí entra a importância de se conhecer no processo. Você precisa saber de você, quem você é, onde quer chegar, o que você objetiva em sua vida, o que fazer para chegar onde deseja. Tudo isso está interligado. Seu desenvolvimento depende antes de tudo de seu interesse em dedicar tempo a você, a sair dos comportamentos automatizados e ir em busca de ser sua melhor versão todos os dias”, explica Priscilla Caminha.

Segundo a profissional, através do autoconhecimento, conseguimos enxergar com clareza nossos talentos e potenciais, bem como os nossos pontos de melhoria, limitações, características e motivações. Por isso, é tão importante a identificação do perfil comportamental de uma pessoa. “Os perfis comportamentais, através da metodologia DISC, permitem a percepção da dominância cerebral de cada pessoa e como essas preferências determinam comportamentos e valores. Os perfis demonstram particularidades e aptidões específicas relacionadas a elementos como capacidade de comunicação, de planejamento, de execução e de análise. Isso torna mais fácil a compreensão de quais são as forças e fraquezas que maximizam ou limitam os resultados alcançados, e assim é possível elaborar um plano de desenvolvimento individual para aprimorar alguns comportamentos e passar a atuar em um outro nível de qualidade, com mais maturidade e confiança”, enfatiza Priscilla.

Na visão do analista comportamental, palestrante e mentor José Mário de Sá, quem não conhece a si mesmo, desconhece os próprios limites. Por essa razão, o autoconhecimento é imprescindível. “A falta de autoconhecimento traz um prejuízo gigantesco para a vida das pessoas. A ferramenta do perfil comportamental ajuda neste processo, fazendo com que as pessoas passem a se entender, entender seus comportamentos e o porquê os têm. É essencial. É uma ferramenta poderosa para fazer as pessoas se conhecerem mais e melhor”, destaca.

Ainda segundo José Mário, o autoconhecimento proporciona clareza da própria vida e os pontos a serem melhorados em si mesmo. “Ao passar pelo processo de autoconhecimento, a pessoa passa a ter uma visão mais clara da sua vida, passa a entender melhor suas forças e o que precisa melhorar, assim trilhando uma trajetória muito mais assertiva, sem achismos. Trilhar o autoconhecimento, conhecer o perfil comportamental e ter um mentor que direcione, são fatores fundamentais e que fazem total diferença na vida quem deseja se desenvolver pessoal ou profissionalmente”, frisa o analista.

Priscilla acrescenta que a pessoa passa a ter mais proatividade e menos reatividade no processo de autoconhecimento. “Você se sente mais confiante e aprende com os erros. Melhora seus relacionamentos. Você consegue estabelecer prioridades e descobrir o que você quer mesmo conquistar, e não o que você buscava pela aprovação dos outros”, comenta a mentora.

A personal organizer Renata Mencalha realizou a mentoria e a identificação do perfil comportamental com Priscilla Caminha e destaca que esses processos foram essenciais para alcançar os seus objetivos. “Conciliar o teste DISC e a mentoria profissional com a Priscilla, me ajudou a entender quem eu era, quais eram as minhas forças, me direcionou, me ajudou a atingir de forma mais eficiente os meus objetivos. A avaliação do meu comportamento e competências foi fundamental para identificar o meu potencial, me proporcionou maior clareza sobre as minhas qualidades e pontos a serem melhorados para que desta forma pudesse executar o meu trabalho e atingir maiores resultados no meu dia a dia”, relata.

A educadora financeira e profissional de organização Aimée Rissi conta que o processo de mentoria lhe deu mais entendimento e clareza. “O trabalho da Priscilla tem sido muito importante para mim. Cada dia que me entendo melhor, eu entendo melhor tudo que está à minha volta: as pessoas que convivo, meus trabalhos, a forma com que preciso trabalhar. Tudo! O trabalho que a Priscilla faz é sensacional, nos motiva sempre a sair da zona de conforto e a crescer. O investimento que fiz valeu demais. Sou grata à ela pelo brilhante serviço que entrega. Ela sempre faz mais do que promete. Espero andar com ela ainda por muitos e muitos anos. Que Deus sempre a abençoe”, afirma.

A analista comportamental e mentora em desenvolvimento pessoal Renata Souza se sente muito grata e feliz por ter passado pela mentoria com a Priscilla e garante que foi libertador em sua vida. “Através da mentoria com Priscilla Caminha, eu pude me autoconhecer e iniciar assim o meu processo de desenvolvimento pessoal. Um processo tão transformador e libertador, que possibilitou uma vida completamente nova, livre de crenças limitantes, de medos e bloqueios que me travaram por tanto tempo, me fazendo viver uma vida até então sem sentido e felicidade. Minha eterna gratidão a Pri, pela condução durante essa jornada de transformação, de descobertas, e de felicidade!”, conta.

Priscilla Caminha
José Mário

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*