Larissa Pessoa: a importância da terapia capilar para a saúde dos cabelos

Larissa Pessoa trabalhou durante 8 anos em um laboratório de pesquisa de petróleo. Porém, os acontecimentos em sua vida a fizeram ir para outra direção profissional. Após sofrer uma queda nos cabelos e ninguém conseguir ajudá-la, ela conheceu a terapia capilar. Passou a estudar para tratar do seu próprio cabelo e acabou se apaixonando pela área.

De acordo com a profissional, o foco da terapia capilar é o tratamento. “A terapia capilar tem como objetivo tratar e prevenir doenças relacionadas ao couro cabeludo e aos fios. A prioridade é cuidar da saúde dos cabelos e amenizar as agressões externas, e desequilíbrios que afetem a fisiologia do couro cabeludo e da fibra capilar”, explica.

A terapeuta conta que o ciclo capilar ocorre em 3 fases  – anágena (aproximadamente 80% crescimento); catágena (aproximadamente 1% transição/pausa) ; telógena (aproximadamente 19% queda). Quando algo está desordenado a fase telógena aumenta e antecipa o fim da vida do cabelo. “Por mais que esse processo de cessar seja natural, na terapia capilar conseguimos amenizar e auxiliar nesse processo de regulação do ciclo capilar, melhorando a homeostase de todo o sistema capilar e respeitando a genética de cada um”, informa.

Os cuidados com os cabelos devem ser redobrados com pessoas que tiveram a Covid-19. “A infeção pelo coronavírus traz sequelas distintas de acordo com cada organismo, mesmo depois da recuperação da doença. Por ser uma doença sistêmica, pode alterar o ciclo capilar”, alerta.

“O terapeuta capilar é o profissional que vai se dedicar na reparação de problemas danosos a saúde. Pode ser emocional, corporal, capilar. Na pandemia, eu vi a necessidade de tornar os meus atendimentos cada vez mais humanizados e acolhedores. O cabelo interfere diretamente na auto estima e se torna um marcador de saúde. Tudo precisa estar alinhado: corpo, mente e espírito, pro seu corpo poder refletir de forma saudável”, destaca.

No começo, ela fez cursos básicos pela internet, porém sentia uma grande necessidade de se aprimorar nos conhecimentos sobre o tema. A chave virou quando Larissa conheceu a Academia Brasileira de Tricologia. Foi um divisor de águas na sua vida. A partir daquele momento, decidiu crescer e se dedicar cada vez mais.

Larissa almeja melhorar cada vez a qualidade do seu trabalho. “Estou sempre me transformando, buscando informações, novos artigos capilares no meio científico para estar sempre atualizada e passar sempre o melhor pro meu cliente/paciente”, garante.

A profissional pretende expandir os cuidados capilares com cada vez mais pessoas. “Quero ter cada vez mais conhecimento. Pretendo melhorar a minha atual clínica e abrir outras unidades também. Meu objetivo é que os cabelos de todos se tornem cada vez mais saudáveis, que as pessoas fiquem satisfeitas com os seus cabelos, melhorando assim, a sua autoestima”, enfatiza.

Larissa Pessoa

Quem desejar acompanhar mais de perto o trabalho da terapeuta, pode fazer isso através do seu perfil no Instagram @larissaterapiacapilar, no qual ela sempre mantém contato com os seus seguidores e clientes. Além disso, há o perfil no Instagram @raizclinicacapilar, onde ela posta conteúdos direcionados aos serviços trabalhados no local.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*