Governo do Estado entrega Café do Trabalhador em Duque de Caxias

Inauguração da quarta unidade na Baixada Fluminense tem café gratuito no primeiro dia

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, acaba de ganhar uma unidade do Café do Trabalhador. O programa do Governo do Estado faz parte da política estadual de combate à fome e oferece a primeira refeição do dia por 50 centavos próximo a áreas de concentração de transporte público. O projeto, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, agora marca presença em 29 polos de 27 cidades fluminenses, sendo o quarto polo na região. A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (10) com direito a café gratuito para a população conhecer a iniciativa.

– Nós prometemos que o Café do Trabalhador seria uma realidade no nosso governo e estamos cumprindo. Assegurar a primeira refeição do dia para o cidadão fluminense a um preço acessível possibilita que ele comece o dia devidamente alimentado e com mais disposição. Duque de Caxias é o município mais populoso da Baixada e esse importante programa vai fazer a diferença na vida de quem mais precisa – declarou o governador Cláudio Castro.

A nova unidade do Café do Trabalhador está localizada na estação de trem, no Centro da cidade. O polo vai funcionar de segunda a sexta-feira, a partir das 4h30. No local serão fornecidos 250 kits de café da manhã por dia. O pão, que integra o kit, é feito com todo cuidado, em padarias próprias, especialmente para atender as unidades do Café do Trabalhador em todo o estado. Agora o programa passa a oferecer 10.750 kits nos 29 polos.    

Cada kit é composto de café ou leite quente sem açúcar, pão com manteiga e uma fruta. Além disso, acompanha guardanapo, mexedor descartável, sachês de açúcar ou adoçante para cada beneficiário, itens armazenados em sacola plástica para o transporte seguro.

– Iniciar a nossa gestão entregando o Café do Trabalhador em Duque de Caxias é uma grande alegria e prova do nosso compromisso em trabalhar no combate à fome em todo o estado. Sabemos como é importante um programa deste porte para o morador desta região, que muitas vezes enfrenta grandes percursos para chegar ao trabalho – destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

Iniciativa agrada consumidores

Davi dos Santos, de 18 anos, é vendedor de balas e viu no Café do Trabalhador uma forma para economizar dinheiro e ter a primeira refeição do dia garantida.

 –  Eu sou camelô, acordo cedo todo dia pra vender minhas balas. Tomar um cafezinho por 50 centavos vai ajudar todos os que estão na rua e também trabalhadores como eu, que acordam muito cedo. Tá bem gostoso o café, vou vir sempre  –  disse Davi.

Assim como ele, a diarista Deise da Silva, de 63 anos, aprovou a iniciativa.

  –  Vou recomendar esse cafezinho pra todo mundo, pois será de grande ajuda pro povo de Duque de Caxias. Muitos não têm 2 reais pra pagar num café ou nem tem comida em casa, então ter um café da manhã completo por 50 centavos vai ajudar muito. Sempre que eu passar por aqui vou tomar meu cafezinho – relatou Deise.

O técnico de Tecnologia da Informação Jonathan da Silva, de 25 anos, também marcou presença na inauguração e ainda encontrou na iniciativa uma forma de economizar e garantir a sobremesa do almoço.

  – Eu não tenho tempo de tomar café da manhã em casa, todos os dias pago 2 reais ou mais para tomar um cafezinho. Agora, com o Café do Trabalhador, posso tomar café e ainda comer um pão com uma fruta a 50 centavos. Vou economizar bastante. Vou comer dentro do trem e deixar a maçã pro almoço  – explicou Jonathan.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*