Governo do Estado disponibiliza formulário eletrônico para avaliar grau de subnotificação de casos de Covid-19

Dados vão compor um mapa inédito de casos de infectados geoposicionados por CEP

Já está disponível na plataforma da Fiocruz o questionário digital que vai estimar e corrigir as distorções de subnotificação da Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro. A partir do preenchimento do formulário, especialistas da nova Comissão RJ Ciência no Combate à Covid-19 (ComRJCOVID), também será possível produzir dados, com atualização em tempo real, que poderão ser utilizados pelas secretarias estaduais no combate à pandemia. 

O formulário pede ao usuário que responda sobre sintomas da Covid-19, a data de início do mal estar, a saúde de familiares e conhecidos, além da idade, sexo e onde mora. O questionário é a primeira ação da Comissão RJ Ciência no Combate à Covid-19, instalada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado, e poderá ser usado em qualquer local do território nacional, bastando adaptar o questionário, que é público. 

– Os dados vão compor um mapa inédito de casos de infectados geoposicionados por CEP, em todo o estado. As secretarias e outros órgãos estaduais deverão replicar o questionário para alcançar divulgação ampla, multiplicando gratuitamente a adesão da sociedade – explicou secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

À frente da coordenação das atividades, a dra. Maria Isabel de Castro Souza, subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, explicou que o paralelo entre o percentual de casos notificados e subnotificados permitirá às autoridades de saúde e de gestão aperfeiçoar as ações preventivas e escolher as melhores práticas para as políticas públicas em prol da sociedade fluminense. 

– A vanguarda do combate global mostrou que a informação é a melhor arma do gestor público contra o vírus – ressaltou.

Ciência com agilidade

Para o presidente da Comissão, Jerson Lima, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), a maior vantagem da ferramenta é a agilidade na resposta.

– Ela é importante para identificar o universo de subnotificação da Covid-19, mas de uma maneira simples, fácil de responder – afirmou o professor, lembrando que o questionário foi criado a partir da contribuição do professor Luiz Otávio de Azevedo, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz.

Além da secretaria, da Faperj e da Fiocruz, estarão trabalhando no levantamento as Universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Federal (UFRJ).

– A principal contribuição da ferramenta será conhecer o espectro de acometimento da doença na população, comparando a possível subnotificação com os registros existentes – afirmou o professor da UFRJ, Roberto Medronho.

A pesquisadora Karla Figueiredo, da Uerj, integrante do projeto, explicou que a ferramenta pode ampliar o que se sabe sobre a expansão da doença no Estado.

– De qualquer lugar, em menos de 2 minutos, você poderá não apenas reduzir a subnotificação da Covid-19, mas também aumentar o conhecimento sobre a sua distribuição geográfica – disse.

Link para o questionáriohttps://is.gd/subnotificacao_rj_co.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*