Governador Cláudio Castro inicia obras em dois conjuntos habitacionais da Zona Norte do Rio

Foto: Pixabay

Por meio do programa Casa da Gente, serão investidos cerca de R$ 36 milhões na recuperação de condomínios na Cidade Alta, em Cordovil, e no Quitungo, em Brás de Pina

O governador Cláudio Castro assinou, nesta sexta-feira (08/04), o termo de autorização para início das obras de recuperação de conjuntos habitacionais na Cidade Alta, em Cordovil, e no Quitungo, em Brás de Pina, ambos na Zona Norte da capital. Com investimento de cerca de R$ 36 milhões, as obras começam neste sábado e irão beneficiar quase 18 mil moradores nos dois conjuntos, localizados na Rua Marechal Setembrino e na Estrada do Quitungo.

As ações vão acontecer pelo programa Casa da Gente, o maior projeto habitacional da história fluminense, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra). As intervenções buscam resgatar a autoestima dos moradores, com a pintura externa e dos corredores e escadas, além de recuperação dos telhados e impermeabilização das coberturas, a fim de evitar infiltrações.

– O projeto Casa da Gente vai muito além da pintura de paredes. Pelo contrário, é uma obra completa que devolve a dignidade ao lar de cada um dos moradores desses condomínios. Tenho responsabilidade com a esperança de cada um que acreditou que voltaríamos aqui para realizar essas ações – disse o governador Cláudio Castro.

Mudanças à vista

No Conjunto Habitacional Cidade Alta, em Cordovil, construído no final da década de 60 para abrigar os moradores da Favela da Praia do Pinto, no Leblon, serão executados 163 mil metros quadrados de pintura externa e 25 mil de pintura interna e de escadas, além de recuperação dos telhados, limpeza de 128 caixas d´água e 64 cisternas e reforma das instalações elétricas. São 64 blocos, com um total de 2.597 apartamentos.

– Esses conjuntos construídos pelo Estado há décadas sofreram com o abandono e a falta de investimentos. O Casa da Gente chega para reverter isso e dar mais qualidade aos condomínios. Aos poucos vamos recuperando não apenas os conjuntos, mas a história desses milhares de moradores, que voltarão a ter prazer de morar aqui – afirmou o secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi.

Já no Conjunto Quitungo, em Brás de Pina, são 43 blocos e 1.920 apartamentos. Construído na década de 70 para abrigar os moradores do Parque da Catacumba, na Lagoa Rodrigo de Freitas, os prédios receberão 87 mil metros quadrados de pintura externa e 19 mil metros quadrados de pintura interna e escadas. Haverá também a limpeza das 96 caixas d´água e 70 cisternas, além de recuperação pontual da rede de esgoto no andar térreo.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*