Gastar com inteligência é melhor do que cortar gastos

Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, agravado pela Pandemia da Covid-19, famílias têm se deparado cada vez mais com a necessidade de cuidar do orçamento doméstico. Para muitos, cuidar do orçamento doméstico significa somente cortar despesas, contudo, pode significar também gastar com mais inteligência.

De acordo com a última Pesquisa de Orçamentos Familiares (2017-2018) realizado pelo IBGE, as despesas de consumo (habitação, transportes, alimentação, vestuário, educação, entre outras) correspondem ao principal componente da estrutura de gastos das famílias brasileiras e chega a representar 81% do orçamento doméstico.

A pesquisa mostrou que o maior item de despesas de consumo é a habitação, com cerca de 37%, seguido dos gastos com transportes (18,1%) e em terceiro lugar os gastos com alimentação, que juntamente com higiene e cuidados pessoais, chegam a 21%. Assim, além da regra básica de uma boa administração financeira doméstica recomendar que os gastos devam ser compatíveis com a renda, atitudes como o acompanhamento do histórico de preços dos produtos de alimentação, higiene e cuidados pessoais podem fazer uma grande diferença na hora das compras, evitando produtos cujas marcas não respeitem seu bolso. Essas atitudes podem otimizar os recursos disponíveis e garantir um eventual saldo positivo que pode ser destinado para investimento, atender uma emergência ou mesmo a realização de um sonho.

Entretanto, todo cuidado é pouco. Como em tempos de crise econômica fica mais difícil os reajustes de preços, as empresas têm lançado mão de alguns artifícios como, por exemplo, a redução de peso e volume dos produtos. O pacote de sabão em pó não pesa mais 1 kg, a pasta de dentes não contém mais 90g e o biscoito não pesa mais 200g. Essas alterações de peso e volume embutem um reajuste de preços que facilmente passam despercebidos pelo consumidor.

Assim, acompanhar o histórico de preços dos produtos de consumo recorrente pode ser uma estratégia importante na hora de tomar a decisão de compra e não se deixar levar simplesmente pelo anúncio de “promoções”.

Para resolver este problema, já está disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos para dispositivos móveis (Google Play e Apple Store), o App Pricebook!, onde o consumidor através da leitura do código de barras dos produtos pode monitorar o histórico de preços desses produtos e assim fazer a melhor escolha na hora da compra. Com a informação de quanto o consumidor pagou na última compra e o preço atual na prateleira do supermercado, ele pode fazer a melhor escolha na hora de colocar o produto em seu carrinho do supermercado.

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@pricebookbr

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Paulo Melo

Paulo Melo – Ph.D., Doutor em inovação pelo WIT, Irlanda; Mestre em negócios internacionais pela Universidade de Bristol, UK e graduado em Administração de empresas. Profissional com 40 anos de experiência como executivo, consultor e empreendedor no Brasil e exterior, além de sólida carreira de mais de 20 anos na área acadêmica como professor universitário e pesquisador.

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