Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Foto: Pixabay

Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo

A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.

Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.

O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, utilizando as tags específicas para cada tema. Semanalmente, um novo assunto será abordado, e uma equipe de curadores fará a seleção de dez imagens. Ao fim do processo, teremos 200 imagens reunidas no livro, que potencialmente terá até 200 autores.

A Urbegrafia segue um formato semelhante ao de outros projetos da Núcleo da Ideia, como a “Rio365” (que teve duas edições), “Rio450” e “Nossa Língua”, documentários visuais produzidos a partir de missões temáticas no Instagram; e o RIOetc, que há 15 anos busca a alma encantadora das ruas, já fotografou mais de 15 mil personagens do Rio, e reúne mais de 400 mil fotos de seus seguidores na hashtag #rioetc, muitas delas postadas em seu perfil na rede.

“A Urbegrafia chega dez anos após a realização do Rio365, quando o Instagram ainda era muito recente, voltado para fotos, quadrado, com bem menos recursos em relação aos oferecidos atualmente. Costumo brincar que o Instagram era mato naquela época”, relembra Tiago Petrik, idealizador e curador geral do projeto.

Para participar da Urbegrafia não precisa fazer dancinha, nem ter milhares de seguidores. “É só postar usando as hashtags e ter sua foto selecionada pelos curadores para ser coautor do livro”, destaca Tiago.

Os curadores convidados para selecionar as imagens do projeto são Rafael Bolor (@riocasaseprediosantigos), Patrícia Pamplona, Raphael Vidal (oraphaelvidal), Ana Paula Amorim (@apamorimmendes), Márcia Foletto, Anna Fisher (@annafisher), Marina Lage (@marinalagelima), Celso Rayol (@celsorayol) e Rocinha Sob Lentes (@rocinhasoblentes_oficial).

O Urbegrafia conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio da Ancar, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Até o momento, dois temas estão ativos – “mar” e “céu aberto”. Para ficar por dentro das próximas missões, basta entrar no Instagram do projeto (@urbegrafia) para saber o tema, postar uma foto nova ou antiga, e taguear a hashtag solicitada.

Ficha técnica:

– Tiago Petrik: idealizador e curador geral. Jornalista e fotógrafo, criador do RIOetc, que há 15 anos retrata o estilo de vida carioca. Vencedor do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia de 2021.

– Beto Pestana: curador. Graduado em Design pela PUC-RJ, pós-graduado em Marketing pelo IAG Master. Pela TV Globo, participou da produção do Rock in Rio II e desenvolvimento criativo no departamento de Efeitos Especiais. Atuou em Direção de Arte, Videografismo e Pós-produção de comerciais e documentários pela Synth Video. Curador de imagens do @rio365, @rio450 e @nossalingua, e @SESC70, documentários colaborativos por Instagram. Diretor de criação na UMGRUPO Design e Comunicação, onde desenvolve branding, design, marketing e projetos especiais para empresas.

– Diego Cardoso: curador. Morador da Rocinha por 17 anos, onde criou, com três amigos, o coletivo Rocinha Sob Lentes, com o objetivo de mostrar a favela através do olhar de quem vive na comunidade.

– Luciane Araújo: realização e produção geral. Fundadora da Núcleo da Ideia (NDI), é uma das profissionais mais inovadoras do mercado de eventos no Brasil. Produtora e publicitária com mais de 20 anos de experiência na gestão de projetos de marketing, cultura e organização de eventos, a empreendedora está à frente de projetos transmídia autorais.

– Flavio Bidoia: realização e produção geral. É publicitário, com MBA em Comunicação Empresarial pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e sócio da Núcleo da Ideia (NDI), agência de eventos e ativação especializada na concepção e execução de projetos de comunicação estratégica e empreendimentos culturais.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*