Fundação Ceperj lança 10ª edição do livro Mulher de Verdade

Foto: Pixabay

Com o objetivo de homenagear e difundir a história de 365 mulheres de diversas partes do Brasil, foi lançada a décima edição do livro “Mulher de Verdade”, escrito pela ativista Itamarcia Marçal e produzido pela Fundação Ceperj. O lançamento, que aconteceu nesta segunda (20), na Ribalta Espaço Multieventos, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, contou com a presença da autora, do presidente da Ceperj, Gabriel Lopes, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal, além dos mais de 300 convidados.

A obra reúne histórias de vida de diversas mulheres e de alguns homens em 12 capítulos. São eles: Mulheres Ativistas; Mulheres na Arte, Cultura e Esporte; Mulheres da Comunidade; Mulheres da Educação; Mulheres Empreendedoras; Mulheres Resilientes; Mulheres Protagonistas; Mulheres na Saúde; Mulheres na Política; Mulheres Vítimas de Violência; Sul Acolhe e Homens Notáveis.

Itamarcia acredita que, quando se escreve a biografia de alguém, na verdade está se escrevendo a essência de uma era. A obra “Mulheres de Verdade” faz parte de um projeto antigo da autora, cujo objetivo é contar histórias de mulheres e fazer disso um legado, através de seus livros. Na última década, Itamarcia já entrevistou mais de 4 mil mulheres para seus projetos.

A ideia do livro “Mulher de Verdade” converge com os interesses da Comissão de Valorização da Mulher da Fundação Ceperj e foi imediatamente abraçada pela instituição. No evento de lançamento, o presidente da Fundação Ceperj fez uma doação de 1000 exemplares para a ONG GASCO, liderada por Itamarcia, que os comercializará.

– Lançar este livro é um prazer. Uma luta que a política me deu. A Fundação Ceperj tem feito diversas entregas para o estado com foco nas mulheres, como a Revista Mulheres Fluminenses e o Boletim das Mulheres. Tudo isso se conectou com o trabalho da Itamarcia Marçal e resolvemos unir nossas iniciativas – afirma Gabriel Lopes.

– Esse trabalho é de suma importância. Não é apenas um livro mas um pedacinho da história de cada um – acrescenta.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*