Estudantes-atletas terão acesso à ID Jovem durante Jogos Escolares Brasileiros 2022

O ID Jovem é um documento gratuito que beneficia jovens de baixa renda no acesso a direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude / Foto: Banco de imagens Internet.

Com início na segunda (31), os JEBs são um esforço conjunto do Governo Federal, do Governo do Rio de Janeiro e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Milhares de estudantes, com idade entre 12 e 14 anos, terão a oportunidade de representar todos os estados brasileiros e o Distrito Federal nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) edição 2022, que começou na segunda-feira (31) e segue até o próximo dia 15 de novembro. Durante o evento, sediado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ), todos os 5.646 inscritos receberão informações sobre como emitir a Identidade Jovem (ID Jovem), iniciativa do Governo Federal que permite o acesso a benefícios como viagens gratuitas e meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos.  

Por 17 anos, os JEBs deixaram de ser realizados no país, sendo retomados em 2021, junto ao Programa Integra Brasil, que é desenvolvido pelos ministérios da Cidadania (MC), da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e da Educação (MEC) – em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Na edição deste ano dos Jogos Escolares Brasileiros, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) será representado por quatro servidores que se alternarão no local, ao longo dos dias, para dar todas as informações aos atletas e profissionais quanto à emissão da Identidade Jovem (ID Jovem) e a outras políticas e serviços da Pasta. Segundo a secretária executiva adjunta do MMFDH, Viviane Petinelli, este é o segundo ano consecutivo da participação do MMFDH no referido evento. 

“Assim como em 2021, teremos a oportunidade de levar informação e serviços para as 5.646 crianças e adolescentes entre 12 e 14 anos, assim como para cerca de três mil profissionais. Será mais uma oportunidade de ampliar o acesso e o alcance das políticas de direitos humanos para todos”, afirmou Viviane Petinelli.  

A coordenadora-geral de Cidadania da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ/MMFDH), Luciana Lima, também estará presente no evento esportivo. De acordo com a gestora, a Identidade Jovem (ID Jovem) é um documento emitido pela SNJ, validador de direitos dos jovens de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 

“O documento ID Jovem contempla duas passagens gratuitas e duas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional; desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos artístico-culturais e esportivos; e, ainda, isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil”, explicou Luciana Lima. 

Leia também: 

ID Jovem: Saiba como emitir documento que garante viagens gratuitas e meia-entrada em eventos

Infográfico ID Jovem

Faça o download do infográfico

Integra Brasil 

Lançado em 2019 pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Ministério da Cidadania (MC) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – em parceria com clubes de futebol, universidades e governos municipais e estaduais –, o Integra Brasil promove ações de inserção em campo e em eventos temáticos em regiões de vulnerabilidade social para o enfrentamento de graves violações de direitos humanos. 

O projeto também amplia o acesso e o alcance da prática esportiva no país e contribui para a prevenção do uso de álcool e outras drogas nos diversos espaços e ambientes esportivos. Além da paz no futebol, trata de temas como racismo, inclusão de pessoas com deficiência, direitos da criança e do adolescente, esporte como instrumento de inclusão social e combate à discriminação da mulher. 

Em 17 de março de 2022, o Integra Brasil deixou de ser projeto ministerial para se tornar um programa de governo, a partir da assinatura do Decreto Presidencial nº 10.650. Atualmente, participam do programa os ministérios da Cidadania, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), da Educação (MEC), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). 

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*