Duque de Caxias alerta sobre importância de manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada

Uma das melhores maneiras de proteger a criança é seguir o cronograma de vacinas recomendado pelo Ministério da Saúde. Sempre que a aplicação de uma vacina é adiada, aumenta a vulnerabilidade da criança às doenças, pois, para aumentar a imunidade, é preciso receber todas as doses recomendadas. Enquanto uma criança ou qualquer pessoa não receber todas as doses recomendadas de um imunizante, não estará totalmente protegida.

Desde 2015, o Brasil enfrenta uma queda acentuada nas coberturas vacinais de crianças contra doenças graves, como meningite e tuberculose. O declínio é observado até mesmo em relação a doses essenciais para manter diagnósticos eliminados no país, caso da pólio e do sarampo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, desde 2018 o único imunizante do Programa Nacional de Imunizações (PNI) que atingiu a meta de cobertura foi a BCG, no ano passado, que alcançou 90% do público-alvo. O percentual protegido com as duas doses da tríplice viral, por exemplo, foi de apenas 57,6%.

Diante do cenário preocupante, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de manter atualizada a caderneta de vacinação desse público-alvo, composto principalmente por crianças e adolescentes com idade até 15 anos. Para a atualização da caderneta de vacinação, os pais e responsáveis devem comparecer a uma unidade da rede municipal de saúde. Veja a lista das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), com seus respectivos endereços, acessando o link: https://saude.duquedecaxias.rj.gov.br/unidades-de-saude.php.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que as vacinas também são oferecidas nas Unidades Pré-Hospitalares (UPH) do município, inclusive aos sábados, das 8h às 12h. No Centro Municipal de Saúde (CMSDC) o atendimento também foi ampliado, com vacinação aos sábados, das 8h às 16h.

Confira quais vacinas fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI):
– BCG;
– Hepatite A e Hepatite B;
– Penta (DTP/Hib/Hep B);
– Pneumocócica 10-valente;
– Vacina Inativada Poliomielite (VIP);
– Vacina Oral Poliomielite (VOP);
– Vacina Rotavírus Humano (VRH);
– Meningocócica C (conjugada);
– Menigocócica ACWY;
– Febre amarela;
– Tríplice viral;
– DTP (tríplice bacteriana);
– Varicela;
– HPV quadrivalente;
– dT (dupla adulto);
– dTpa (DTP adulto);
– Covid-19;
– Influenza.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*