Dia da Indústria: entenda os desafios e as oportunidades para o setor no Estado do Rio

Rio Indústria reúne industriais com o Secretário Vinicius Farah no dia 22 de maio para debaterem principais avanços

Para comemorar o Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, a Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro reunirá industriais com o Secretário Vinicius Farah no dia 22 para debaterem o desenvolvimento e oportunidades para o setor.

O setor industrial fluminense tem uma grande importância na economia do estado, sendo um dos setores mais relevantes. Além disso, a indústria gera emprego e renda a milhares de trabalhadores. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio de Janeiro é o quinto estado do país com maior nível de emprego industrial.

Sérgio Duarte, presidente da Rio Indústria, ressalta a importância desse setor para o crescimento econômico regional e nacional. “Entretanto, sabemos que a indústria enfrenta desafios em seus processos produtivos e em sua competitividade, devido à complexidade tributária, às inovações tecnológicas e à demanda do mercado. É nesse sentido que, como associação, buscamos estar sempre na vanguarda das mudanças, promovendo o diálogo entre os empresários e instituições governamentais. Nos últimos dois anos e meio, conseguimos fortalecer o diálogo entre o setor público e as indústrias, buscando desta forma tornar o Rio de Janeiro mais competitivo em relação aos outros estados. Acreditamos que ao se investir em inovação, tecnologia, capacitação de mão de obra e simplificação de tributação, poderemos contribuir para o crescimento econômico do Rio de Janeiro”, afirma.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, reforça esse movimento. “Nos últimos dois anos e meio o governo do Rio entregou leis modernas e ágeis, e retomou o processo de avaliação da concessão de incentivos fiscais. Estas ações têm permitido dotar o Estado com algo fundamental para o empresariado, que é a segurança jurídica para investir em território fluminense”, afirma.

“Até dezembro do ano passado, foram anunciados mais de 100 bilhões de investimentos públicos e privados. Tivemos recorde na abertura de novas empresas e na geração de empregos, o que demonstra claramente que o Estado está cumprindo seu papel com a iniciativa privada”, destaca. De acordo com Farah, o governo do Rio irá destinar R$ 400 milhões para a criação e revitalização de condomínios industriais.

“Esta é mais uma das iniciativas do Governo do Estado do Rio de Janeiro em prol da indústria fluminense. Estamos disponibilizando todas as ferramentas para promover o desenvolvimento, a competitividade da indústria fluminense e a reindustrialização do estado, alavancando investimentos que gerem emprego e renda para a população”, destaca o secretário.

Perspectivas econômicas

O Estado do Rio de Janeiro oferece grande potencial de desenvolvimento para o setor, especialmente na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Energias Renováveis. Além disso, há oportunidades para a inovação em processos produtivos, com a utilização de tecnologias como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas.

Por isso, no Dia da Indústria, é importante ressaltar a importância do setor industrial para a economia do estado e do país, além de reconhecer os desafios e as oportunidades para a sua evolução. “Com investimentos em inovação e tecnologia, teremos um futuro promissor para a indústria fluminense.”, finaliza Sérgio Duarte.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*