Desenvolvimento de aplicativos: Faça parte deste mercado trilionário

Foto: Ricarda Molch - Pixabay


Conseguimos dissociar smartphones de aplicativos? Parece impossível não é mesmo? Acontece que o mercado de desenvolvimento de aplicativos vem crescendo cada dia mais e, quando transformamos isso em um número, ele pode movimentar ao redor do mundo US$6,3 trilhões até 2021

Uma pesquisa realizada pela Pew Research, colocou o Brasil na liderança entre os mercados em desenvolvimento. Aqui, 60% dos adultos possuem Smartphones, o que coloca nosso país à frente de nomes como Filipinas, México e Índia. Além disso, um estudo realizado pelo App Annie, a maior referência em relatórios deste segmento no mundo, aponta que os brasileiros gastam diariamente cerca de 3h e 45 minutos no uso do aplicativo. No entanto, na média, de 70 a 80 softwares instalados nos smartphones, apenas 30 a 40 são efetivamente utilizados. 

O que isso quer dizer? Bem, é necessário criar um aplicativo que possua algumas características básicas que garantirão o seu sucesso nas lojas de aplicativos. O que faz com que aplicativos sejam instalados? Os motivos são mais simples do que você imagina: Aplicativos suprem necessidades dos usuários e causam a sensação de pertencimento. No entanto, não basta apenas que sejam instalados, mas que também ganhem espaço no coração dos usuários.

Pensando nisso, é a criatividade que diferencia uma solução que será de fato utilizada daquela que não vai ser nem ao menos instalada no smartphone do usuário. Atender um problema real, de forma rápida, persistente e eficiente são variáveis básicas para a fórmula de um desenvolvimento de sucesso. Além de propor soluções para um problema real do usuário, é necessário compreender de que maneira as pessoas lidam com este problema, e de que maneira o aplicativo se propõe a entregar uma solução que funcione, seja útil e claro, gere lucros. 

Para participar deste mercado que cresce a cada dia, o que vai garantir o sucesso da sua solução é o design e a usabilidade do seu aplicativo. O usuário é o núcleo de um aplicativo, portanto, é necessário que haja um investimento significativo para que ele tenha uma experiência prática, um bom fluxo de navegação e, acima de tudo, se sinta estimulado a não abandonar o seu aplicativo.

Como se destacar neste mercado?

O que você leva em consideração na hora de instalar um aplicativo? Uma das coisas mais importantes a se considerar é a sua funcionalidade, como o app vai solucionar as problemáticas do usuário. Enfoque em visibilidade, segurança, uma interface agradável e um fluxo de navegação dinâmico podem ajudar você a se destacar nesse mercado que irá faturar trilhões até 2021. No entanto, são diversos os elementos que devem ser analisados e estruturados para que um ele alcance evidência nas lojas de aplicativos, e porque não, se tornar um dos apps mais utilizados no Brasil. Então vamos ao que interessa? Apresento cinco pontos fundamentais a serem desenvolvidos para a otimização dos aplicativos.

Desenvolvimento

Antes de mais nada, o seu aplicativo deve ser desenvolvido por uma equipe qualificada e que consiga alinhar suas expectativas, dando vida a seus projetos com o que existe de mais moderno em design e tecnologia.  desenvolvimento de aplicativos é o braço-direito da transformação digital, e como sabemos, não se trata de se adequar ao futuro do mercado, mas sim, tornar-se competitivo no presente. Por conta disso, o desenvolvimento tem de ser completamente alinhado com suas ideias, a equipe de desenvolvedores entrará com a técnica, e você, com a compreensão do seu público-alvo. 

Vale sempre lembrar que o desenvolvimento de aplicativos é um diferencial para a empresa se tornar competitiva no mercado digital, mas não perca tempo. Ter um site não é mais o que diferencia a sua empresa das demais, sites agora são como uma burocracia, uma regra básica que as entidades precisam seguir. Ter um aplicativo para a sua empresa é o primeiro – e um dos mais importantes – passos para fidelizar seus clientes, oferecendo a eles uma experiência única e agregadora. 

Foco no usuário

Como vimos, o seu app deve ser centralizado em quem mais interessa: aqueles que o utilizarão. Pensando nisso, o que você costuma levar em consideração na hora de instalar um aplicativo no seu smartphone? Lembre-se que um app deve ser criado para suprir ou otimizar uma necessidade da sua empresa, e resolver um problema para o seu consumidor. Alguns fatores podem contribuir para atrair mais consumidores para o seu aplicativo:

  • Uma interface agradável, que facilite a navegação dentro do app. Utilização e cores neutras, botões visíveis a altura dos toques do usuário, facilitarão que ele se mantenha satisfeito e dentro do seu aplicativo;
  • Garantir a segurança do seu usuário é fundamental, deixe claro para ele o que você fará com os dados inseridos no aplicativo, transmita a sensação de proteção e cuidado a todo instante. 
  • Interatividade também pode ser um fator crucial para fidelizar seu usuário, pensar em um app com uso de QR Codes ou até mesmo realidade aumentada pode garantir uma boa review e quem sabe, até uma indicação para terceiros;
  • Trabalhe a visibilidade: Um nome atrativo e algumas estratégias que falaremos mais adiante, auxiliarão você a fazer com que o aplicativo desenvolvido alcance o máximo de pessoas. 

Mobile performance

O foco aqui é otimizar e automatizar campanhas de aquisição e rentabilização, tudo isso através da DSP, da Programática e do Retargeting – que se caracterizam como os três principais formatos de aquisição de mídia. A mobile performance vai te auxiliar na identificação de nichos qualificados, geração de insights, tudo isso porque é realizada uma análise de tendências e comportamentos no app. 

Inteligência Mobile

Ela é responsável pela coleta de dados que são fundamentais para uma análise mais profunda do mercado de apps, e além disso, dos concorrentes. Com essas informações que são coletadas a partir do Big Data, é possível trabalhar o APP Store Optimization (ASO) de forma mais certeira. 

Inteligência de Reviews

Para além da utilização de dados que envolvem o mercado e a concorrência, é importante saber a opinião que os usuários da plataforma têm para melhor posicionar seu app dentro da store. É aí que a inteligência de reviews atua,analisa o segmento do público pelos comentários realizados por ele. Para isso, são usadas técnicas de machine learning.

Já deu pra entender que não basta apenas criar um app, ele precisa ser desenvolvido pela equipe certa, considerar as necessidades do seu público e ainda por cima, utilizar estratégias de posicionamento e divulgação após o seu desenvolvimento. Mas garanto que seguindo essas regrinhas básicas, você fará parte deste mercado e porque não, aumentará significativamente o seu faturamento. 

Gostou das dicas? Então não perca mais tempo! Faça parte desse mercado e ofereça ao seu público-alvo experiências inesquecíveis e satisfatórias. 

Escrito por Geovana de Paula, analista de marketing da empresa Mestres da Web.

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