Crise da água continua no Rio de Janeiro

Foto: Saulo Angelo

O gosto de terra na água do Rio de Janeiro continua. E além disso, detergente também foi descoberto como um dos novos componentes da água do Estado.

A CEDAE informou que suspenderá a operação do sistema que abastece a capital. A empresa alega, que o detergente foi arrastado pelas chuvas dos últimos dias.

O sistema Guandu é responsável por grande parte do abastecimento de água da Área Metropolitana do Rio, e a diretoria de Saneamento decidiu fechar as comportas da entrada do canal principal da estação para garantir a segurança hídrica das regiões.

A água com gosto de terra vem sendo distribuída desde janeiro deste ano, devido a proliferação de geosmina, que é produzida naturalmente quando acontece uma multiplicação acentuada de bactérias em ambientes aquáticos, como em mananciais que recebem esgoto sem tratamento.

A CEDAE informou que o acontecimento não prejudica a saúde. Para solucionar o problema, a empresa aplicou carvão ativado e argila nas águas.

O professor Júlio César da Silva cobrou mais transparência da empresa. 

“A Cedae deveria demonstrar bastante transparência nesse processo todo, nos problemas, no dia a dia, para que a população volte a confiar nesta água”, destacou o professor.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*