Como se reinventar no Setor de Eventos em tempos de pandemia?

O Talk entre Empreendedores é um espaço em que conversamos com CEO, diretores, gerentes de empresas e responsáveis por iniciativas empreendedoras que fazem a diferença na sociedade, com edição na primeira quinzena de cada mês.

Além de um bom bate-papo com nossos entrevistados, traremos dicas de leituras sobre o universo da entrevista e sobre negócios e empreendedorismo. Sejam bem-vindos! 

*Jornalista, professor, gestor e empreendedor. Graduado em Jornalismo e em Letras, especialista em Língua Portuguesa e mestrado em Linguística Aplicada e em Administração de Empresas.

Contatos: marcosnahmias@jornaldoestadodorio.com.br e marcosnahmias@yahoo.com.br

Entrevista com Alexandre Fonseca, executivo de eventos

Como se reinventar no Setor de Eventos em tempos de pandemia?

A área de eventos foi uma das primeiras a sofrer com a pandemia do novo Coronavírus e é uma das mais impactadas. As estimativas da Associação Brasileira de Empresas e Eventos são que o setor movimente, anualmente, no Brasil mais de R$ 209 bilhões por ano, respondendo por 4,3% do PIB brasileiro. 

Segundo pesquisa da CWT Meetings & Events, a previsão era que o setor tivesse um crescimento de 5% a 10% por ano, mas parece ter sido interrompido pela Covid-19.

O carioca Alexandre Fonseca, 34 anos, especialista em criação, negociação e produção de eventos, com trabalhos para grandes empresas brasileiras e estrangeiras, sentiu o baque inicialmente, a partir do cancelamento de eventos já programados.

Alexandre, há mais de 12 anos no mercado de eventos, já prestou serviços para a Câmara de Comércio França Brasil , Record-RJ, Be! Interactive, entre outras. Graduado em Publicidade pela Puc-Rio, MBA em Gestão do Entretenimento pela ESPM-Rio e Mestrado em Marketing e Práticas Comerciais pela Sorbonne – Paris.

Confira nossa conversa!

Talk com Marcos Nahmias: Qual foi o primeiro impacto com os cancelamentos de eventos já programados devido à Covid-19?

Alexandre Fonseca: Fiquei preocupado, mas me permiti viver o momento, até para buscar soluções, pensar em novos cursos e em inovações. E esse período inicial foi curto. Em duas semanas, consegui modelar os novos produtos e serviços e recomecei em novas bases.

Talk com Marcos Nahmias: Que tipo de novidades e inovações podem ser feitas para o setor de eventos em tempos de pandemia?

Alexandre Fonseca: A criação de serviços e cursos e a identificação de oportunidades. Os profissionais que trabalham com eventos precisam, necessariamente, estudar, observar, analisar forças e oportunidades, fazer diagnósticos e buscar diferenciais em relação a outros players do mercado.

Talk com Marcos Nahmias: Que serviços ou produtos você criou para driblar a crise no setor de eventos?

Alexandre Fonseca: Renegociações de eventos, eventos on-line com experiência de presencial, cursos online de produção e negociação de eventos, evento presencial “na planta” são algumas das novidades. 

Talk com Marcos Nahmias: Que previsão você faz para o setor de entretenimentos e eventos para em 2020/2021?

Alexandre Fonseca: Montanha russa seria a melhor definição para esses anos. O maior exemplo que temos é a indefinição das festas de réveillon e carnaval. Porém, um movimento muito importante está cada vez mais forte, que é a geração de experiências. Mas por que isso? Com as pessoas mais em casa, os eventos possíveis migraram para o on-line. E com isso, a forma de experimentar o conceito de um evento mudou. Desde redução de custos, quebra de barreiras geográficas a refeições e presentes chegando até a casa das pessoas. O on-line veio para ficar, complementando o presencial e permitindo o acesso a todos. Porém a maior lição e aprendizado que teremos que desenvolver nesse período é aprender a responder a pergunta: Como gerar experiências para o cliente?

Talk com Marcos Nahmias: E como gerar experiência para o cliente no setor de eventos?

Alexandre Fonseca: O primeiro passo para gerar experiência para o cliente é conhecer com quem você está se relacionando. E o segundo passo é entender que é sobre o cliente, não sobre você. Você não tem que proporcionar uma experiência que você goste, mas sim que o seu cliente goste. 

Parece simples, mas faço uma comparação com um relacionamento. Se você quer dar de presente de casamento uma experiência gastronômica através de um jantar, você tem que conhecer seu/sua parceiro (a). Imagina que você ama comida japonesa, mas a pessoa não gosta. Então, você a leva para comemorar, com foco em gerar experiência, para o melhor restaurante de comida japonesa do mundo. Você vai estar passando o recibo de que não conhece a pessoa e que o seu processo criativo pensou em algo que você enxergou de positivo, mas não pensou com a cabeça da pessoa que receberia a experiência.

Talk com Marcos Nahmias: Que dicas você daria para quem atua ou pretende atuar no segmento de eventos?

Alexandre Fonseca: A primeira e talvez mais importante dica é sempre estudar! Estudar os temas relacionados à geração de experiências, negociação, logística, mas, principalmente, estudar o cliente ou quem você quer que seja seu cliente. Aprenda a escutar! 

Talk com Marcos Nahmias: Que plataformas para eventos on-line você considera as melhores?

Alexandre Fonseca: Gosto muito de usar o Zoom. As ações da plataforma decolaram e geraram lucro de 1.123% durante a pandemia. Além de vídeo conferências, a plataforma oferece serviços de chroma-key, dublagem, dentre outros.

Talk com Marcos Nahmias: Alguma dica de leitura sobre o segmento que não poderia deixar de ser lida?

Alexandre Fonseca: Recomendo livros que desenvolvam a inteligência emocional da pessoa. Dessa forma, sem dúvida, você conseguirá atuar no dia a dia de eventos, negociação e aprender a como gerar experiências. 

Gosto muito do livro “O Milagre do Amanhã”, de Hal Elrod, para desenvolver uma rotina matinal positiva. Além disso, gosto também do livro “Alegria dos Negócios”, de Simone Milasas, e “O maior vendedor do mundo”, de Og Mandino, tradução de P. V. Damasio.

Alexandre Fonseca

Ler e Empreender 

Se liga na dica de leitura do livro Alegria dos Negócios, de Simone Milasas, editora: Access Consciousness Publishing Company, 2019. A obra trata sobre ferramentas práticas, histórias e sugestões para mudar seus negócios de um jeito diferente.

Simone trabalhou em muitos ramos de atividades diferentes pelo mundo. Possuiu empresas, criou-as, administrou-as e mudou-as todas com um entusiasmo para convidar pessoas a uma possibilidade diferente. Seu alvo é empoderar pessoas a verem como o negócio é uma fonte de criação. 

Capa do Livro – Alegria dos negócios

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