Cariocas são os que mais usam transporte por app para lazer, aponta pesquisa

Foto: Freepik

Segundo estudo, das quatro regiões pesquisadas, os passageiros da 99 no Rio de Janeiro, independente da idade, são os que mais utilizam o aplicativo para atividades de lazer (88%)

Pesquisa de comportamento encomendada pelo app de mobilidade 99 junto ao Instituto Datafolha revela que os Millennials são a geração que mais utiliza 99Pop (30%) na região metropolitana do Rio de Janeiro. E os cariocas são os passageiros, dentre as quatro regiões incluídas na pesquisa, que mais utilizam a categoria para aproveitar os passeios, como saídas a bares, restaurantes, praias e parques. 

O levantamento, elaborado para melhor compreender os hábitos de consumo de quem usa o app, foi realizado no mês de setembro, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, com homens e mulheres, de 18 a 75 anos.

De acordo com o estudo feito pelo Datafolha, cerca de 65% dos passageiros solicitam 99Pop ao menos uma vez na semana. Além da frequência de uso, a pesquisa também confirmou que os momentos de lazer são os preferidos para os cariocas realizarem as corridas. Mais de 88% dos passageiros com idades entre 18 e 44 anos, residentes na Grande Rio de Janeiro, incluindo a Capital Fluminense, utilizam o aplicativo para suas idas a shoppings, parques, praias, bares ou restaurantes. Quanto aos encontros com família e amigos, cerca de 84% deles escolhem a 99 para possibilitar as visitas.

Apesar dos números apontarem o crescente uso da modalidade para social e lazer, indicando uma retomada da vida boêmia do carioca, em termos de volume de corridas, utilizar 99Pop para ida e volta do trabalho continua sendo o principal uso. Mesmo assim, na pesquisa Datafolha, foi possível notar interessantes particularidades em relação ao comportamento dos passageiros de diferentes faixas de idade.

Segundo a pesquisa, a geração que mais escolhe 99Pop para estes momentos de diversão são os Millennials (93%), que representam 36% das mulheres e 24% dos homens cadastrados na plataforma da 99 na Grande Rio com idades de 24 a 35 anos. Dentre eles, 72% escolhem a categoria para as idas a bares, casas noturnas e restaurantes e 71% para corridas aos shoppings. Idas às praias e parques ficam em quarto lugar (63%) como destino os quais os cariocas solicitam o 99Pop, atrás de casamentos e festas (64%).

Ainda para essa faixa etária, os encontros com familiares representam cerca de 75% dos passageiros que utilizam o aplicativo. Os encontros entre amigos e namorados ficam em segundo lugar com 70%.

Cariocas são os que mais aproveitam os momentos de lazer 

Aproveitar as praias, passeios, pontos turísticos e restaurantes são parte da cultura carioca. A boemia da cidade maravilhosa é espelhada nos resultados da pesquisa, que apontam claramente o quanto os passageiros gostam da cidade. Cerca de 88% dos passageiros do Rio de Janeiro utilizam o aplicativo de mobilidade para aproveitar o lazer que a região tem a oferecer, acima da média geral do estudo (80%), que compara o comportamento de passageiros das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.

Mesmo no recorte por sexo, tanto homens quanto mulheres que responderam à pesquisa tiram proveito igual em utilizar o app da 99 para o lazer, com as mulheres (86,69%) aproveitando tanto quanto os homens (87,55%). 

Em um fato curioso, nos recortes de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, os passageiros da Grande Rio de Janeiro são os que lideram a pesquisa quando o assunto é lazer, com uma porcentagem de 93% e 86% para as respectivas faixas de idade.

Segurança para todas as idades

Atualmente, a plataforma conta com mais de 50 ferramentas que oferecem proteção a passageiros e motoristas do começo ao fim das viagens. Parte delas são recursos de inteligência artificial que analisa algoritmos, identificam potenciais riscos para adicionar camadas de segurança em diferentes momentos das corridas. Além disso, todos os usuários contam com monitoramento de viagens em tempo real, compartilhamento de viagem com contatos de confiança, botão de emergência para ligar direto para polícia e uma Central de Segurança disponível 24 horas. 

Recentemente, a plataforma ainda lançou o Selo de Verificação de Segurança, que permitem que passageiros recebam uma classificação no perfil, conforme as informações forem validadas em seu cadastro. Para obter o Selo Essencial, o usuário precisa inserir o CPF e seu nome como consta no documento, e para o Selo Premium, além dessa primeira etapa, também é preciso cadastrar uma foto de rosto. Além de promover uma experiência ainda melhor para passageiros e motoristas, com o selo, 72% das corridas são aceitas mais rapidamente. 

Além do desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas de segurança, a companhia investe proativamente e continuamente em educação e conscientização de seus passageiros, motoristas e motociclistas parceiros por meio de treinamentos, mensagens e campanhas educativas. A 99 ainda conta com o Guia da Comunidade, criado em parceria com o Instituto Ethos que traz orientações sobre diversidade, respeito e comportamentos aceitos ou não durante as corridas. 

Sobre a 99

A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.

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