BR do Mar trará competitividade para o Agronegócio Brasileiro

Por Willy Rosillo – CEO Brazil Asset Brokers

Quando começa-se a analisar o agronegócio brasileiro, rapidamente percebemos que o principal competidor do Brasil é o próprio Brasil. Por isso, a Brazil Asset Brokers acredita tanto na potencialidade deste mercado que convida as pessoas a investirem. Enquanto o sonho de muitos é exportar pela valorização do dólar, acreditamos que investir no mercado doméstico também é retorno garantido.

O setor logístico atualmente é um dos grandes entraves para o setor do agronegócio, porem quando falamos de Brasil como um todo, é um erro compararmos com qualquer outro país, sobretudo a Europa, pela a sua extensão territorial (continental), sua geografia, seu clima e população. O único país que podemos talvez nos comparar por sua extensão e população, além de ter certos estados com clima similar ao brasileiro, seria os Estados Unidos. E hoje, a desvantagem do Brasil no âmbito logístico comparando com os Estados Unidos é o sistema de transportação de alimento, a qual o Brasil explora com mais ênfase as rodovias, somente em determinadas áreas o sistema fluvial. O que não significa que o Brasil não tem potência e recursos para explorar de forma mais efetiva as suas ferrovias e redes fluviais.

Por que é muito importante frisarmos os investimentos em ferrovias e em sistemas fluviais?  Porque barateia o custo para o consumidor final pelo sistema de frete adotado, por exemplo: enquanto uma carreta leva um container pela rodovia, pelos sistemas fluviais e de ferrovias, o custo deste mesmo container é dividido por toda carga levada. O que ajuda também o impacto ambiental e a sustentabilidade do agronegócio.

A boa notícia para o setor, é que o governo federal criou um projeto que já tramita na Câmara sob numero PL 4199/2020, que beneficia o Agronegócio, a Economia do país, com gerações de emprego, beneficia o meio ambiente e conecta rodovias e sistema fluvial. Este projeto de lei aumentará o volume de containers transportados, cria novas rotas e reduz custos, e com isto, o Ministério da Infraestrura visiona aumentar a capacidade da frota marítima em 40% em três anos, não incluindo embarcações de transporte de petróleo e de fato é o que irá acontecer caso este projeto seja aprovado na Câmara.

O Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes Freitas, com este projeto aonde enfatiza a cabotagem, dá a importância devida ao setor logístico e ao mesmo tempo oferece mais competitividade e transparência ao Brasil no mercado internacional e privilegia o mercado interno, fazendo não somente o Agronegócio mais sustentável como também reduzindo impactos ambientais, diminuindo os riscos de atrasos de entregas das commodities e garantindo a qualidade do produtos a serem entregues pela agilidade que este sistema trará.

O impacto socio econômico deste projeto é imensurável e faz com que o país cresça em eficiência logística se tornando mais competitivo favorecendo todos os setores, conectando todos os tipos de transporte. O sistema de cabotagem valoriza a indústria naval, conserva rodovias e não compete com os principais fluxos rodoviários do país, apenas agiliza e aumenta a eficiência no setor logístico brasileiro. 

Brazil Asset Brokers

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