Dia do Consumidor é oportunidade para estratégias diferenciadas para os pequenos negócios

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Sebrae Rio orienta como entender os desejos do cliente

Nesta terça-feira (15), o Dia do Consumidor é comemorado. A data é celebrada desde que o Código do Consumidor entrou em vigor nos anos 90. A partir daí, as empresas passaram a criar ações para estimular o consumo. Dentro dessa proposta é mais uma data comemorativa que os pequenos negócios podem aproveitar para fidelizar clientes e aumentar o faturamento da empresa.

Segundo a analista do Sebrae Rio, Poliana Valente, os pequenos negócios precisam estar antenados para não frustrar o cliente. “Apesar de ser uma data pouco explorada pelos empreendedores, ela possui o potencial de ser aproveitada para aumentar a clientela e as vendas, desde que se pense em estratégias benéficas para o pequeno negócio como promover experiências, bonificações e promoções, além de possibilitar agregar algum produto ou serviço oferecido pelo empreendedor”.

O empreendedor Rafael Garcia seguirá essa estratégia. Um dos sócios pela unidade de Duque de Caxias da Acquazero, empresa especializada em limpeza ecológica e estética automotiva, vai promover uma série de descontos para quem comparecer à unidade no Dia do Consumidor. O cliente chegará para lavar seu carro, informará sua idade e o desconto será proporcional ao número de aniversários do cliente.

“Para evitar uma frustração no consumidor, o empreendedor precisa estar atento tanto ao prazo de entrega quanto às questões de logística e estoque, garantindo agilidade, atendimento ao tempo estipulado e qualidade no envio e na entrega do produto. É importante também que os canais físicos e digitais da empresa estejam conectados para uma melhor experiência do consumidor. Assim, o cliente tem a autonomia de escolher, receber e como pagar pelo produto. É preciso promover experiência na lógica do cliente. Se for realizar algo de forma on-line, o empreendedor deve antecipar um pouco sua campanha e no dia continuar com algo especial”, complementa Poliana.

A empresária Ielra Viter, da empresa Enseada Brands, de Cabo Frio, antecipou uma live quase uma semana antes da data com descontos, lançamentos de produtos e sorteios, mas essa ação promocional se estenderá até o dia 15 de março, além de promover o lançamento do novo e-commerce da empresa.

Veja dicas, elaboradas pelo Sebrae, para a construção de uma estratégia eficiente para fidelização de clientes:

Quer entender o consumidor? Conheça sua jornada
Engana-se quem imagina que somente as grandes marcas e empresas varejistas têm condições e capacidade de investir em ferramentas para descobrir tendências de mercado a partir do que pensa o consumidor. Não é tão difícil saber o que o público deseja, haja vista que vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada pelas redes sociais e plataformas digitais.

Como é essa história de conhecer o cliente?
Esse é um fator-chave para o sucesso do negócio. Já ficou muito distante o tempo em que o empresário de sucesso depositava toda sua confiança apenas na qualidade do seu produto, a ponto de acreditar que ele “se vende sozinho”.

Nesse sentido, portanto, o relacionamento entre a empresa e o consumidor – incluindo o empreendedor e seus colaboradores – é importante para seu negócio se manter vivo e prosperando, principalmente em um mundo em que a tecnologia, ao mesmo tempo que facilita o empreendedorismo, potencializa a criação e a mudança de estratégias, da noite para o dia.

Criatividade para vender
Além de estar bem informado sobre o cenário de seu negócio, o empreendedor deve ter sensibilidade para fazer mudanças nas horas necessárias e seguir estratégias recomendáveis para melhorar o fluxo de caixa. Uma das formas de despertar a atenção do consumidor é por meio de premiações e ofertas. Cada vez mais, empresas recompensam seus clientes com cashback, ou devolução de uma parte do valor desembolsado pelo cliente. Isso incentiva novos negócios e fideliza a clientela. Existem sites e aplicativos especializados nisso e que permitem realizar parcerias.

Outra forma de o empreendedor aumentar as vendas é fazer contas e verificar a possibilidade de oferecer alguns dos produtos com descontos nos preços. Pesquisa recente, divulgada em fevereiro de 2022 pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), confirma: os consumidores estão trocando produtos por marcas mais baratas; 31,5% pesquisam antes de comprar; e a maioria prefere sair às compras nos dias das promoções. Que tal, então, aproveitar para fazer girar mais rápido aquela parte parada do seu estoque durante a Semana do Consumidor?

Atendimento ainda é tudo

É importante aprender sempre e usar o conhecimento para crescer mais a cada dia, não esquecendo do planejamento para o aumento das vendas. Mas tudo isso não é suficiente se a linha de frente não estiver afiada, ou seja, se o atendimento for deficiente.

Imagine-se como cliente de outra empresa, quantas vezes, em sua jornada para adquirir um produto ou serviço, você já procurou um canal digital da empresa, mas não o encontrou? Tentou ligar para um telefone que ninguém atende? Por fim, mandou um e-mail cujo retorno levou vários dias para receber (isso quando não ficou sem resposta)? Você voltaria a procurar essa empresa para novos negócios?

Portanto, empresário, é hora de conferir estoques, treinar funcionários e lançar mão de estratégias – digitais principalmente – para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas da Semana do Consumidor. Mas atenção, é necessário treinar sua equipe para lidar também com o público no comércio virtual, para evitar que seu cliente fique “falando com as paredes”.

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